Indicadores de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A parceria do Fome de Livro com o IBGE já começou a render frutos. O instituto acaba de elaborar uma proposta que inclui um conjunto inicial e preliminar de indicadores de leitura que vão nortear muitas das ações do programa, desde o diagnóstico da atual situação das bibliotecas públicas no Brasil até os impactos da leitura. Gráficos, mapas e tabelas, detalhando os municípios sem biblioteca, também foram entregues pelo IBGE, na semana passada, ao Programa Fome de Livro. Foi constituído um grupo de discussão na Internet para debater as propostas até a elaboração do projeto da pesquisa.  
 
 
Seleção de acervo na reta final  
 
Terminou na semana passada a avaliação dos livros de Ficção e Não-Ficção inscritos no Programa Fome de Livro por 323 editoras de todo o País. Agora, os avaliadores (de um total de mais de 40 especialistas em leitura e bibliotecários vindos de todas as regiões do País) estão examinando os últimos títulos da categoria Infanto-Juvenil. No total, foram inscritos 22 mil livros, o equivalente ao triplo da quantidade de inscrições do último programa de compras feito pelo Ministério da Cultura. Serão selecionados 2.000 títulos nesta fase (outros 500 serão escolhidos nos próprios estados) para compor o acervo inicial das bibliotecas que o Fome de Livro vai criar nas cerca de mil cidades que ainda não têm a sua.  
 
Feiras do Livro 
 
Quem procura informações sobre feiras de livros no Brasil ou no Exterior terá, em breve, uma forma muito fácil para se agendar. O Fome de Livro vai disponibilizar, a partir dos próximos dias, a mais completa relação com as feiras de livro existentes no País. São cerca de 70 listadas até agora para acontecer entre janeiro e dezembro de 2004. A relação estará disponível no site do programa. Outras listas com os prêmios literários e outros eventos da área editorial e de leitura também serão disponibilizados  
 
 
Fome de Livro na Amazônia 
 
O Fome de Livro foi o destaque no encerramento do I Encontro de Bibliotecas da Amazônia, que terminou no último dia 10 (domingo), em Belém, com a participação de uma centena de dirigentes e trabalhadores de bibliotecas de vários estados da Região Norte do País e de representantes da Venezuela e da Bolívia. Além de debater os principais pontos do programa, foram feitas várias sugestões por professores de Biblioteconomia e bibliotecários para ajudar a zerar o índice de cidades amazônicas sem biblioteca pública.  
 
 
Pará quer zerar déficit em 2004  
 
A Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves – que é ligada à Secretaria Especial de Promoção Social do Estado e responsável pelas políticas estaduais do livro, leitura e bibliotecas – anunciou que vai somar esforços com o Programa Fome de Livro para zerar, ainda este ano, o déficit de municípios sem bibliotecas públicas. Segundo levantamento feito pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, são seis as cidades sem esse equipamento existentes no Estado, que conta com 143 municípios. Os termos da parceria foram definidos em reunião, em Belém, entre o presidente da fundação, Heitor Márcio Pinheiro Santos, e o coordenador do Fome de Livro, Galeno Amorim.  
 
 
Rio de Janeiro quer bibliotecas em todas cidades 
 
O secretário estadual da Cultura do Rio de Janeiro, Arnaldo Niskier, também anunciou a adesão do Estado ao Programa Fome de Livro para zerar, até o fim do ano, o número de municípios fluminenses sem bibliotecas públicas. Um levantamento inicial feito pelo Sistema Estadual de Bibliotecas aponta que não possuem o equipamento apenas cinco dos 91 municípios do Estado – Cardoso Moreira, Comendador Levy Gasparion, Guapimirim, Japeri e Mesquita.  
 
 
Espírito Santo atinge 100% em 2004  
 
A secretária Estadual da Cultura do Espírito Santo, Neuza Mendes, anunciou que dará todo o apoio necessário para instalar até dezembro bibliotecas públicas em Brejetuba, Governador Lindenberg e São Domingos do Norte e, assim, zerar o número de cidades sem bibliotecas no Estado, que tem 77 municípios. Ela esteve na coordenação do Fome de Livro para debater detalhes do programa e o acordo de cooperação técnica que vai assinar nas próximas semanas para viabilizar a parceria.  
 
Programa Fome de Livro: fomedelivro@bn.br
Saiba mais sobre o Fome de Livro: www.bn.br
Informações para a imprensa, sugestões e críticas: flavialima@bn.br

Menu de acessibilidade