Governo Federal certifica escolas que aderiram ao programa Escolas Cívico-Militares e anuncia novas vagas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Educação irá certificar, nesta quarta-feira (24), às 17h30, em cerimônia no Palácio do Planalto, 43 escolas do ensino básico da rede pública de diversos estados, municípios e distrito federal que aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).

A iniciativa busca reconhecer escolas que adotaram o modelo de gestão na área educacional, didático-pedagógica e administrativa. Durante o evento, que contará com participação do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, também serão anunciadas novas vagas para 2022. Para o ano que vem o Pecim abrirá 89 novas vagas, antecipando a meta prevista de 216 escolas para 2023.

Serão certificadas as escolas que implantaram o modelo de gestão do programa no 1º ciclo, em 2020, de acordo com a metodologia estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e pela Universidade de Brasília (Unb), conforme as diretrizes das escolas Cívico-Militares. As demais escolas, que iniciaram a implementação no ano de 2021, não passarão por esta certificação de nível básico, neste momento, considerando que ainda estão em fase de implementação do modelo.

Participarão da certificação, o Distrito Federal e os seguintes estados: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

ADESÃO AO PECIM

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Ecim) foi lançado em setembro de 2019 e é uma parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa, com a proposta de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas. Os municípios interessados em aderir ao Pecim, em 2022, deverão encaminhar solicitação para o email pecim@mec.gov.br