GfK: varejo de livros se aproxima dos números registrados em 2019

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No último dia 18, o PublishNews trouxe uma matéria intitulada “Varejo de livros cada vez mais perto de alcançar os números de 2019“. No artigo, estavam os resultados do Painel do Varejo de Livros no Brasil de outubro, realizado pela Nielsen em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Agora, a GfK, que também realiza um relatório semelhante, só que ao lado da Associação Nacional de Livrarias (ANL), também trouxe os resultados referentes ao período de 28 de setembro a 8 de novembro. O que se lê nos dados é que, de janeiro a outubro, o varejo de livros vendeu 39 milhões de unidades, apurando faturamento de R$ 1,68 bilhão. Na comparação com igual período de 2019, os números ainda estão negativos, mas muito próximos de se alcançar os apurados no ano passado. Em volume, a perda é de 1% e, em valor, de 3%.

O crescimento expressivo apontado em outubro – 35% no número de exemplares e 30% no faturamento – ajudou nesse desempenho anual. No mês, foram vendidas 5,4 milhões de unidades e os estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa registraram faturamento total de R$ 209 milhões. Em outubro do ano passado, esses números eram 4 milhões de unidades e R$ 161 milhões em faturamento.

O relatório não esmiúça onde as vendas foram realizadas, mas afirma que o crescimento foi “impulsionado pelas vendas on-line”. O canal “livrarias” – a GfK contabiliza aqui as vendas feitas em livrarias de argamassa e tijolo e nas virtuais – registrou aumento de 4% no seu faturamento enquanto “outros canais” – onde estão os supermercados e lojas de autoatendimento – apresentaram retração de 20%.

As categorias Ciências (34%), Literatura Estrangeira (17%), Religiões / Crenças / Esoterismo (11%) e HQ / Jogos (10%) foram as que mais cresceram no período. Os livros de Concursos públicos (-43%), Direito (-34%) e Dicionários / Idiomas (-20%) estão em baixa.

Clique aqui para baixar a íntegra do relatório.

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