Fome de Livros lança boletim eletrônico semanal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Programa Fome de Livro lançou na semana passada um boletim eletrônico semanal que traz notícias bastante úteis para editores, bibliotecários, escritores e outros profissionais interessados em acompanhar as atividades do programa governamental coordenado pela Fundação Biblioteca Nacional. A assinatura do informativo é gratuita. Basta enviar um e-mail para flavialima@bn.br , pedindo para receber o boletim. 
 
Quero Ler no Fome de Livro  
Boletim Fome de Livro – 22/4/2004  
Numa reunião no Palácio do Planalto com a coordenação nacional do Projeto Quero Ler, ficaram definidas as formas de participação do projeto no Fome de Livro. Formado pelo Instituto Ethos, Pão de Açúcar, Unimed, Abrapost, Correios e Banco do Brasil, além da Assessoria Especial da Presidência da República e da Fundação Biblioteca Nacional, o Quero Ler se responsabilizará pela aquisição de pelo menos 500 títulos regionais e um computador para cada biblioteca. Também caberá ao projeto a formação de um banco de empresas que vão apadrinhar cada uma das bibliotecas e ajudar na manutenção delas nos primeiros três anos. Os 500 títulos que serão adquiridos pelo Quero Ler e seus parceiros nos estados vão priorizar temas, autores e editoras das próprias regiões. A medida também ajuda a formar bibliotecas mais dinâmicas e atraentes para os usuários em cada localidade. Outra boa notícia é que as próprias comunidades poderão decidir o que querem ler: o Fome de Livro vai colocar em seu site uma lista dos livros disponíveis no mercado para que os usuários e funcionários das bibliotecas escolham os títulos por ocasião das atualizações do acervo. 
 
Nova casa para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas  
Boletim Fome de Livro  
 
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas está de casa nova. O órgão, que pertence à Fundação Biblioteca Nacional, passa a ocupar parte do 11º andar do Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, 16, Rio de Janeiro), junto ao Programa Fome de Livro, ao qual está vinculado. Além do fortalecimento da atual rede de 5 mil bibliotecas públicas, o SNBP vem ganhando novas atribuições, como a responsabilidade para seleção dos 2 mil títulos que comporão o acervo inicial básico do programa.  
 
Mais integração entre Cultura e Educação  
Boletim Fome de Livro  
 
Dirigentes e técnicos dos ministérios da Cultura e da Educação estão se reunindo duas vezes por mês para promover maior integração e sinergia entre as ações e programas ligados ao livro, à leitura e à biblioteca pública nos dois ministérios. O MinC é representado no grupo de trabalho pela coordenação do Fome de Livro, pela direção da Biblioteca Nacional e pela Secretaria de Articulação. Já o MEC é representado pela assessoria especial do ministro Tarso Genro, FNDE e pelas secretarias das áreas de Ensino Básico, Alfabetização e Inclusão e Ensino à Distância. Um dos primeiros passos busca a participação conjunta dos ministérios em feiras de livros no País e no Exterior e, inclusive, em um número maior delas. 
 
 

Menu de acessibilidade