FNDE divulga resultado de concurso de poesias sobre os 200 anos de Independência do Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

ASCOM-FNDE (Brasília, 09.01.2023) – Estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano), das redes públicas de todo o país, arregaçaram as mangas, capricharam na criatividade e mostraram suas valorosas veias poéticas no ano passado, durante o concurso ”Brasil 200 Anos de Independência: Lendo nossa história, escrevendo nosso futuro”. Promovido pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o certame selecionou e vai premiar as 10 melhores poesias sobre o tema – duas de cada região.

O resultado do concurso foi publicado na semana passada no Diário Oficial da União (DOU). No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul foi dominante e levou a primeira e a segunda colocação, com as estudantes Alana Serra Scherer (1° lugar), de Três Lagoas, e Amanda da Costa Borges, de Campo Grande. No Nordeste, a potiguar Leticia Maria Morais, de Paraná (RN), teve sua poesia escolhida como primeira colocada, seguida da estudante cearense Isabel Ester Viana Brasil, de Fortaleza

No Norte, o Pará também foi hegemônico, com Kauan Pablo Soares Carneiro, de Marabá, em primeiro lugar e Rakelly Yasmin Dias Ferreira, de Marituba, em segundo. No Sul, a poesia vencedora veio de Capivari de Baixo, Santa Catarina, com a estudante Gabriele Michele Carvalho dos Santos. Em segundo, ficou Pedro Nunes Rodrigues, de Esteio (RS). Já no Sudeste, estudantes do Estado de São Paulo levaram a melhor: Lindicy Jheiny Souza Chagas, de Franca, ficou na primeira colocação, seguida de Isadora Ortega Calenti, de Santana da Ponte Pensa.

Os primeiros colocados de cada região vão levar uma premiação em dinheiro (R$ 13 mil) e terão suas poesias impressas nas quartas capas dos livros didáticos do PNLD 2024, além de ganharem uma viagem para o evento de premiação, que será marcado posteriormente. Os estudantes que ficaram em segundo lugar receberão prêmio em dinheiro (R$ 6 mil) e certificado de participação no concurso. Já as escolas com estudantes selecionados em primeiro e segundo lugar vão receber placas de premiação.

A comissão avaliadora do concurso levou em conta cinco critérios para selecionar as melhores poesias de cada região: Criatividade, Contextualização, Harmonia Estética (ritmo, rima, métrica), Autenticidade e Expressividade. Veja abaixo um quadro-resumo do resultado:

REGIÃO UF MUNICÍPIO ESCOLA ALUNO CLASSIFICAÇÃO NOME POESIA
Centro-Oeste MS Três Lagoas ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA EULALIA VIEIRA ALANA SERRA SCHERER
Terra da Liberdade
MS Campo Grande EM DR EDUARDO OLIMPIO MACHADO AMANDA DA COSTA BORGES
Pátria em Construção
Sul SC Capivari de Baixo EEB SAO JOAO BATISTA GABRIELE MICHELE CARVALHO DOS SANTOS
Nas Trilhas da Liberdade
RS Esteio ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCACAO BASICA EDWIGES FOGACA PEDRO NUNES RODRIGUES Dependência, Independência
Sudeste SP Franca MICHEL HABER PROF LINDICY JHEINY SOUZA CHAGAS
Linha do Tempo
SP Santana da Ponte Pensa DOMINGOS DONATO RIVELLI ISADORA ORTEGA CALENTI Sete de Setembro em Sete Estrofes
Norte PA Marabá E M E F PROF PAULO FREIRE KAUAN PABLO SOARES CARNEIRO Duzentos anos de lutas e vitórias
PA Marituba E M E I F SUELY FALCAO RAKELLY YASMIN DIAS FERREIRA Por que choras?
Nordeste RN Paraná ESCOLA ESTADUAL 26 DE MARCO LETICIA MARIA MORAIS Mulheres da História, Espelhos do Futuro
CE Fortaleza ESCOLA MUNICIPAL CREUSA DO CARMO ROCHA ISABEL ESTER VIANA BRASIL Brasil, 200 anos de independência

Publicado por Assessoria de Comunicação Social em 09/01/2023.

Menu de acessibilidade