FNDE disponibiliza ferramenta para escolas públicas compartilharem materiais didáticos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Para que seja possível atender aos estudantes que se movimentaram entre unidades de ensino ou que não constavam no Censo Escolar, todas as escolas participantes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) contam com a ferramenta de remanejamento de livros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). É fundamental que as unidades escolares acessem o sistema, ofertem os livros excedentes e busquem os materiais ainda faltantes. Essa troca é essencial para o bom funcionamento do programa.

Gerenciado pelo FNDE, o PNLD tem como objetivo levar material didático adequado para todos os estudantes da rede pública de educação básica. Mas é de responsabilidade das unidades escolares manter atualizadas suas informações cadastrais e os quantitativos de sobras e faltas de livros em suas escolas.

A coordenadora-geral do PNLD, Nádja Cézar, destaca a importância de as escolas participarem dessa realocação. “O remanejamento é uma ação essencial para contornar as oscilações de alunado, tão comuns em nossas escolas. O intercâmbio de livros entre unidades próximas ajuda a garantir que todos os estudantes recebam seus livros didáticos”, explica.

O sistema de remanejamento está disponível na plataforma PDDE Interativo/SIMEC, que foi atualizada recentemente. A ferramenta fica permanentemente disponível para que as escolas realizem as trocas dos livros didáticos sempre que precisarem.

 

Menu de acessibilidade