Encontro Nacional discute certificação de professores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Educação promove, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, Encontro Nacional com representantes dos professores e das secretarias de educação dos estados e municípios para discutir o Sintema Nacional de Formação Continuada e Certificação de Professores. Esse sistema foi discutido e aprovado no Comitê Permanente de Política de Educação Infantil e Fundamental criado pela Portaria nº 2.085, do Ministério da Educação, para discutir, propor e avaliar as políticas desenvolvidas pela Secretaria de Educação Infantil e Fundamental (Seif). 
 
O comitê é formado por vários representantes: Aloylson Gregório Toledo Pinto, da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC); Isaac Rotiman e Fernando Spagnolo, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Claudia Maffini Griboski e Leandro da Costa Fialho, da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC); José Marcelino de Rezende Pinto e Carlos Henrique Araújo, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Francisco Luiz Danna e Rodiver Pavan, da Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec/MEC); Maria Ines Laranjeira e Mário Portugal Pederneiras, da Secretaria de Educação Superior (SeSu/MEC); Ataíde Alves, do Conselho Nacional de Educação (CNE); Eliana França, Rosineide Costa e Mozart Ramos, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Adeum Sauer e Walderês Nunes Loureiro, da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Marta Vanelli, Gilmar Ferreira e Denilson da Costa, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Roberto Quental Coutinho e Celene Barreira, do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (Forgrad) e, na presidência, a professora Maria José Feres, secretária de Educação Infantil e Fundamental (Seif/MEC). 
 
A proposta do MEC aprovada pelo comitê, nas três reuniões já realizadas, é continuar oferecendo cursos de formação continuada, apoiando estados e municípios com verba da ordem de R$ 18 milhões. A certificação de professores é a estratégia de valorização e compromisso do MEC com os profissionais docentes. Certificação e Formação Continuada são dois processos articulados e que se complementam. O Certificado Nacional de Professores busca contribuir para a construção da identidade profissional do magistério e coloca a função docente no centro da vida nacional. O certificado será concedido aos professores que obtiverem êxito no exame nacional que o MEC realizará no início do ano que vem. Em 2004, participarão dessa avaliação todos os professores de 1ª a 4ª séries.  
 
Os professores aprovados no exame que atuam nas escolas públicas receberão também uma bolsa financeira como estímulo ao seu contínuo aperfeiçoamento profissional. 
 

Menu de acessibilidade