Dia do Leitor: conheça os projetos do MEC que estimulam a leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Dia do Leitor, comemorado no dia 07 de janeiro, é uma ótima oportunidade para começar a praticar a leitura. Com o intuito de preparar bons leitores para o futuro, o Ministério da Educação (MEC) oferece aplicativo, cursos, e ações de apoio à alfabetização.

A prática da leitura é fundamental para qualquer pessoa, afinal os benefícios desse hábito vão além do prazer de ler ou ouvir uma boa história, ou de se informar lendo notícias. Um leitor constante tem um vocabulário amplo, uma boa compreensão de textos, um vasto conhecimento de mundo, e certamente uma boa redação.

Preparar-se bem para provas como a do Enem, exige uma rotina de leitura, e se essa prática é realizada desde o berço, melhor ainda. A frequência de leitura das crianças e jovens está estreitamente associada a um melhor desempenho escolar.

Pensando em todas as vantagens da leitura iniciada desde cedo, o MEC lançou o “Conta pra Mim”, cujo objetivo é dar ampla divulgação às práticas de literacia familiar. Alicerçado na Política Nacional de Alfabetização (PNA), o programa já disponibilizou a toda população conteúdos que ensinam essas práticas, livros infantis, vídeos com canções infantis populares e com contação de histórias.

Além do estímulo na infância, o caminho da aprendizagem da leitura deve ser bem conduzido. Por isso, o programa “Tempo de Aprender”, lançado em fevereiro de 2020, contempla, entre outras ações, o curso on-line “Práticas de Alfabetização”. Voltado aos profissionais que atuam na área da alfabetização, as aulas são dinâmicas e apresentam técnicas eficazes para ensinar e ler e escrever.

Ainda sob o programa “Tempo de Aprender”, foi lançado o GraphoGame, aplicativo que auxilia os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, ele possui sons e instruções em português. O jogo apresenta uma dinâmica baseada em evidências científicas, a fim de desenvolver, por exemplo, a ortografia e as habilidades de leitura.

Aproveite todas as ações disponibilizadas pelo MEC para incentivar a leitura nos pequenos.

Conheça mais sobre os projetos de educação por meio do link: http://alfabetizacao.mec.gov.br/