São Paulo, janeiro de 2021– Para preparar os professores, coordenadores e gestores para os desafios e mudanças do Novo Ensino Médio, que deve ser implementado até o início do ano letivo de 2022, a FTD Educação oferece um curso gratuito de formação continuada em parceria com a PUC-PR, a partir de janeiro de 2020. A editora é referência nacional no mercado de livros didáticos, literatura e soluções educacionais.
O curso EAD “Novo Ensino Médio: do currículo à sala de aula, formando jovens protagonistas” conta com uma trilha formativa para professores e outra para coordenadores e gestores. Com 5 módulos cada, apresentados em 43 horas-aulas digitais, disponíveis nas modalidades síncrona (aula ao vivo pelo Youtube, com ingresso pela plataforma da PUC-PR) e assíncrona (aulas gravadas), o curso é certificado pela PUC-PR, uma das melhores e mais respeitadas universidades do Brasil e da América Latina.
Com vagas limitadas, a expectativa é beneficiar 5 mil profissionais de educação de todo país. As inscrições gratuitas podem ser feitas no link: www.ftd.com.br/novo-ensino-medio
As aulas acontecem na plataforma digital da PUC-PR e são ministradas por professores da universidade e convidados. O curso dura um semestre, tendo início no dia 28 de janeiro, com a Aula Magna “Novo Ensino Médio: intencionalidade no planejamento por uma educação integradora”, ministrada pelo educador e escritor Mozart Neves e por Eduardo Deschamps, membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e do Conselho Nacional de Educação – CNE (2016-2020), que vão falar sobre Ensino Híbrido e Projetos Integradores. O curso termina no final de junho. Apenas quem tiver 75% de presença online receberá o certificado da universidade paranaense.
A cada mês será desenvolvido um módulo temático. Tanto a trilha formativa para professores quanto a dedicada aos gestores apresentam conceitos e práticas docentes e de gestão.
As aulas abordam tópicos como o desenvolvimento do Projeto de Vida (obrigatório no Novo Ensino Médio); como trabalhar as competências e as habilidades por área do conhecimento (conforme estabelece a BNCC-EM); sistema de avaliação por competências e habilidades; construção e execução do “Plano de Aulas” e “Itinerários Formativos”. O curso abrange ainda dois importantes temas da atualidade: “Criatividade e pensamento crítico dentro de uma formação integral” e “Identidade docente e os desafios do Novo Ensino Médio”, entre outros.
“O objetivo da FTD Educação é oferecer um aporte conceitual e prático para professores e gestores educacionais, com foco no fazer pedagógico voltado para atender à proposta do Novo Ensino Médio, tendo o jovem como protagonista do processo ensino-aprendizagem. O ano de 2021 é o momento das escolas e dos profissionais se planejarem para aplicar todas as mudanças previstas”, diz Sonia Furquim, gerente de desenvolvimento educacional das Redes Laicas da FTD ‘e uma das coordenadoras do curso, juntamente com Gabriela Palomo Capila de Melo (gerente de avaliação e formação de professores da FTD Educação) e Murilo Karasinski (coordenador da Educação Continuada da Escola de Educação e Humanidades – PUC-PR).
Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sua proposta considera três grandes frentes: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.
O projeto amplo de reestruturação desse segmento tem como objetivo estabelecer um ensino com mais qualidade e que considere os interesses dos jovens diante das novas tecnologias e do mundo contemporâneo.
O modelo atual não tem respondido de forma satisfatória a esses desafios. A desconexão entre os anseios da juventude e o que a escola exige dela manifesta-se nos indicadores de frequência e desempenho da etapa: em 2016, 28% dos estudantes de Ensino Médio encontravam-se com mais de 2 anos de atraso escolar e 26% dos estudantes abandonaram a escola ainda no 1º ano.
Sobre a FTD Educação
Há 118 anos, a FTD Educação tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa parceira, flexível e humana conta com o slogan “Educar bem é pensar além”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; Soluções Educacionais – com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros; novas tecnologias – ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula; obras e serviços que envolvem a família na busca por uma Educação completa.