Curso Alfabetização Baseada na Ciência é o segundo mais acessado no Avamec

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Alfabetizar todos os brasileiros desde o início de sua trajetória escolar é um dos maiores desafios político-educacionais de nosso país. Diante dessa preocupação, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) lançou o curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a Universidade do Porto (UP), com o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e com a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

O curso ABC é mais uma ação que integra o programa Tempo de Aprender, da Sealf, e tem como público-alvo professores da educação infantil e do ensino fundamental I. Disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), o curso é gratuito, tem carga horária de 180 horas e disponibiliza um certificado após a conclusão.

O ABC é autoinstrucional, portanto não conta com a presença de um tutor para acompanhar e orientar os estudos. A realização de todo o processo do curso se baseia na prática de estudo diário e contínuo do participante. Mais de 30 especialistas de renomadas instituições de Portugal, dos Estados Unidos, da Alemanha e do Brasil colaboraram para a elaboração dos materiais.

Organizado em quatro partes, o ABC perpassa pelas noções fundamentais sobre alfabetização (parte A), pela literacia emergente (parte B), pela aprendizagem da leitura e da escrita (parte C) e pelas dificuldades e perturbações na aprendizagem da leitura e da escrita (parte D). Cada uma das partes se divide em módulos de conteúdo, que são disponibilizados gradativamente no Avamec.

Além da capacitação on-line, a ideia é de que, nos próximos dois anos, sejam lançados dois editais para a seleção e envio de 100 profissionais alfabetizadores para o curso presencial na cidade de Porto, em Portugal. Após finalizarem o curso, os professores retornarão ao Brasil com o compromisso de atuarem como formadores e multiplicadores do conhecimento.

Até o momento, o ABC é o segundo curso mais acessado no Avamec, com mais de 3,4 milhões de acessos. Em primeiro lugar, está o curso Práticas de Alfabetização (também da Sealf), com mais de 5,1 milhões de acessos.

Para saber mais sobre o curso ABC, acesse https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/12361/informacoes.