Crianças brasileiras ilustram novo livro de autora de Harry Potter

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Felipe Rodrigues Vasconcellos tem apenas 7 anos prefere pintar a desenhar, mas o seu desenho foi um dos escolhidos em um concurso para ilustrar O Ickabog, novo livro da escritora J.K. Rowling, famosa por criar a saga Harry Potter.

“Eu não sabia desenhar rosto, então fiz apenas uma mão”, conta Felipe. O menino só resolveu participar do concurso na última hora, influenciado pela animação dos irmãos.

A ideia de participar do concurso surgiu por acaso e poucos dias antes do prazo de entrega. A mães dos três meninos estava à procura de um livro para ler com os filhos na hora do almoço e acalmar um pouco a molecada. “Ela achou esse concurso e meu irmão mais velho, que gosta muito de desenhar, quis participar”.

“Não achei que teria alguma chance porque sou muito novo e fiquei muito feliz quando vi o resultado”, diz o menino.

Jayme Rodrigues de Faria Neto, pai de Felipe, conta que a leitura faz parte da vida dos filhos. “O hábito é diário, desde a barriga, e os meninos gostam de fazer atividades manuais e desenho, a arte faz parte da vida deles.”

Vó, eu quero ser grafiteira

Ana Carolina Castro Ribeiro tem 12 anos e também teve um desenho selecionado pela editora. A menina tem uma conta no Instagram para publicar suas obras.

“Quando ela era muito pequena, disse para a avó que queria ser grafiteira”, lembra a mãe, Mariana Silva Castro Ribeiro. Ana também mandou os desenhos em cima da hora.

“Eu enviei cinco desenhos, o que venceu foi feito com caneta brush e lápis de cor para dar um aspecto de madeira, mas fiz um grafite todo cinza também.”

Ana passou um mês acompanhando o site da editora para conferir o resultado. “Quando vi meu nome, comecei a pular e liguei para toda a família!”.

O Ickabog

O Ickabog é o título do novo livro infanto-juvenil de J.K. Rowling, autora de Harry Potter. A autora escreveu essa história há mais de dez anos para as filhas mais novas. Em maio deste ano, Rowling decidiu disponibilizar os capítulos em diversas línguas na internet.

A proposta da escritora era ajudar as famílias a entreter as crianças neste período de isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus.

Com capa dura, a versão brasileira do livro foi ilustrada por 34 crianças de estados como Amazonas, Bahia, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins. Os desenhos foram escolhidos por meio de um concurso de ilustrações e os vencedores receberam um exemplar de O Ickabog com adesivo com autógrafo da autora J.K. Rowling, além de dois acervos de 20 títulos cada, selecionados pela Editora Rocco – um para si e outro para doar para uma escola ou biblioteca à sua escolha.

Menu de acessibilidade