Conteúdos digitais: a grande novidade do PNLD 2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um dos grandes catalisadores do mercado de livros educacionais são as compras governamentais, mais especificamente o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo.

O edital do PNLD 2023 já está no ar e causou surpresa ao deixar de exigir itens de observância a princípios éticos e democráticos. Mas uma das principais novidades relacionados a esse edital era uma bola contada e bastante esperada por editores: pela primeira vez o FNDE comprará livros digitais para os alunos das redes públicas de ensino de todo o Brasil.

Para falar sobre o impacto dessa decisão na indústria do livro, o Podcast do PublishNews recebeu Gabriela Dias, especialista em conteúdo multiplataforma, tecnologia educacional e inovação, e Paulo Henrique Santo Pedro, co-fundador da Fênix Editorial, empresa especializada em soluções tecnológicas no mercado editorial.

Na visão de Gabriela, as mudanças nesse novo edital podem ser vistas como uma nova virada depois de anos de editais pedindo poucas alterações. “Escrevi uma coluna para o PublishNews em 2012 que se chamava O ano da virada e é engraçado como estamos em fevereiro de 2021 e esse título poderia servir da mesma maneira”, brincou.

Já Paulo elogiou a decisão do MEC de trazer mais mudanças para o edital, que no decorrer dos anos, vinha apresentando mais inovações na questão de acessibilidade e digitalização. Ele falou também sobre a adoção do HTML5 como formato padrão para os livros. “Eu encaro isso como olhar direito para o futuro”, declarou.

No bate-papo, além do impacto, eles falaram sobre os desafios, as dificuldades e os caminhos a serem trilhados no PNLD 2023.

Menu de acessibilidade