Conselho Nacional do Livro e Leitura será anunciado nesta segunda-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Na próxima segunda-feira, em São Paulo, será anunciada oficialmente pelo ministro Gilberto Gil a criação do Conselho Nacional do Livro e Leitura, cujos parâmetros já vêm sendo debatidos desde junho nas reuniões promovidas por Galeno Amorim, Coordenador do programa Fome de Livro do MinC. O Conselho é o primeiro passo formal para a implementação do Plano Nacional do Livro e da Leitura, que pretende nortear os rumos da política do livro e da leitura no país ao menos pelas próximas duas décadas.  
 
“A função do Conselho será propor, criar e aprovar essa política, e, para isso, contará com representantes do Estado, da iniciativa privada e do terceiro setor. Queremos que o plano seja legitimado por todos os participantes, fruto de um debate acima de tudo democrático”, resume Galeno.  
 
Dessa forma, editores, livreiros, bibliotecários, autores e leitores em geral devem reservar em suas agendas o horário do evento da próxima segunda-feira: 14h30, na Cinemateca Brasileira, sita ao Largo Senador Raul Cardoso, 133, Vila Clementino. 
 
Na ocasião, Gilberto Gil também anunciará a criação das câmaras setoriais das artes visuais, da música e do teatro. O número de componentes, as regras e a periodicidade dos encontros do Conselho Nacional do Livro e Leitura ainda terão uma última rodada de debates no último encontro da série promovida por Galeno Amorim, a ser realizado em Porto Alegre no próximo dia 30, durante a tradicional Feira de Livros meridional.

Menu de acessibilidade