Conheça a nova presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyb

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Fernanda foi a primeira mulher, em 183 anos, a ser nomeada secretária da Fazenda no Ceará e possui experiência na educação como professora de pós-graduação e MBA em Direito Tributário.

Fernanda Macedo Pacobahyba foi nomeada como nova presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nesta segunda-feira, dia 2 de janeiro. Primeira mulher secretária da Fazenda do Estado do Ceará, em 183 anos da instituição, Fernanda Pacobahyba é doutora em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e MBA em Gestão Pública pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).

Auditora Fiscal Jurídica da Receita Estadual do Ceará desde 2009, Fernanda possui ampla experiência com educação, sendo professora da pós-graduação em Direito e Processo Tributário na Unifor e do MBA do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (Ibet), onde também é conferencista. No ano passado, foi vencedora do Troféu Empreender, na categoria Empreendedor do Ano. Inciativa do Grupo de Comunicação O Povo, do Ceará, o prêmio reconheceu a atuação da então secretária da Fazenda do Ceará em uma das mais importantes e estratégicas áreas do estado.

À frente do FNDE, Fernanda Pacobahyba terá como prioridades a educação básica e o ensino em tempo integral, além do reajuste nos valores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a retomada de obras paradas. “Fazer parte do Ministério da Educação é uma missão que assumirei com muita alegria e vigor, porque sempre acreditei na educação como a forma mais importante para o desenvolvimento das pessoas. Enfrentarei todos os desafios na presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para garantir recursos que possam ser investidos para uma educação de qualidade para o povo brasileiro”, afirmou Fernanda.

Publicado por Ministério da Educação em 06/01/2023.

Menu de acessibilidade