CNE debate estratégias de recomposição da aprendizagem pós Covid-19

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Ocorreu nesta 4ª feira (16/03), reunião pública da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) para apresentação sobre estratégias para recomposição das Aprendizagens pós Covid-19, variante Ômicron e a volta às aulas. A reunião contou com a apresentação da consultoria Vozes da Educação.

Principais considerações

Carolina Campos, fundadora do Vozes da Educação, apresentou as principais estratégias para às voltas aulas após a pandemia e o ensino híbrido. Campos apresentou as seguintes estratégias:

  • Adaptação do currículo para o Ensino Fundamental I, com o currículo revisto, de modo a excluir as sobreposições e repetições de habilidades, sendo trabalhadas somente as habilidades prioritárias;
  • Ainda para o Ensino Fundamental I, Campos apresenta que os alunos serão separados em grupos por níveis de aprendizagem, e não por idade e série, tendo uma avaliação diagnóstica de leitura e de matemática para a separação dos níveis;
  • Para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, foi apresentado uma intervenção curricular, com foco em apoiar alunos com dificuldades, dividindo-os em pequenos grupos dentro de uma mesma turma, de acordo com o nível de aprendizagem, oferecendo o material didático para cada nível;
  • Para todas as etapas de ensino, Campos dispõe sobre o sistema de suporte em camadas, em que tem como objetivo fornecer uma estrutura para um continuum adaptável e responsivo de suporte integrado para todos os alunos, que variam nos níveis de intensidade. É projetado para atender às necessidades acadêmicas, físicas, sociais e emocionais dos estudantes.

Suely Melo de Castro Menezes, presidente da Câmara de Educação Básica, questionou a fundadora do Vozes da Educação sobre as estratégias dentro das escolas particulares, mas Campos respondeu que ainda não tiveram demandas das escolas particulares, somente da rede de ensino público.

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