CBL deve reconduzir Vitor Tavares à presidência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) marcou eleições para a sua nova diretoria para o próximo dia 25. Vitor Tavares, atual presidente, encabeça a chapa única e deverá ser reeleito para o biênio 2021/2023. A Juntos em defesa do livro, como foi nomeada a chapa, apresentou a sua plataforma de trabalho, dividida em quatro eixos: Racionalização permanente e avanço nos padrões de gestão da CBL; Relações com o governo; Cooperação mútua com entidades congêneres nacionais e estrangeiras e Autores, editores, livreiros e leitores.

A chapa põe como meta apresentar, monitorar, contestar ou defender projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional que afetam o livro e o setor editorial e livreiro e destaca o PL 3.887/2020, que institui a CBS, alíquota de 12% que passaria a incidir sobre bens e serviços, incluindo o livro; e o PLS 49/2015, que trata da regulação do comércio de livros. Outra meta é atuar junto a municípios buscando a desoneração do IPTU de livrarias, como forma de estimular a abertura de novas lojas.

Na interface com leitores, a equipe de Tavares propõe apoiar ou organizar feiras em diversas cidades brasileiras como forma de garantir o acesso aos livros e à literatura. O programa fala ainda de internacionalizar a literatura brasileira.

A Assembleia de prestação de contas e eleição de diretoria acontecerá em ambiente virtual a partir das 10h da manhã do próximo dia 25. A entidade deverá enviar o link para participação no conclave aos seus associados.

As vice-presidências seguem como está hoje, com Diego Drumond (Faro Editorial) como vice-presidente administrativo e financeiro; Luciano Monteiro, responsável pela comunicação, e Hubert Alquéres como vice-presidente secretário. As diretorias, no entanto, apresentam algumas mudanças, conforme mostra a lista abaixo.

Chapa Em defesa do Livro

Presidente: Vitor Tavares (Distribuidora e Livraria Loyola)

Vice-presidente administrativo e financeiro: Diego Drumond (Faro Editorial)

Vice-presidente de comunicação: Luciano Monteiro (Moderna/Santillana)

Vice-presidente secretário: Hubert Alquéres (Edições de Janeiro)

Diretores editores

Lilia Zambon (Companhia das Letras)

Iã Paulo Ribeiro (Sesc SP)

Suplentes: Sevani de Matos Oliveira (VR) e Henrique Farinha (Évora)

Diretores livreiros

Alexandre Martins Fontes (Livraria Martins Fontes)

Paulo Vicente Ruiz de Las Heras Moregola (Edições e Livraria Loyola)

Suplentes: Samuel Seibel (Livraria da Vila) e Ricardo Shinyashiki (Editora Gente)

Diretores distribuidores

Julio Cesar da Cruz (Catavento)

Paulo Victor de Carvalho Oliveira (Inovação)

Suplentes: Marcus Teles (Leitura) e Antonio Nascimento (Distribuidora Paisagem)

Diretores creditistas

Karine Pansa (Girassol)

Gerson Ramos (Planeta)

Suplentes: Fernanda Saboya (Melhoramentos) e Antonio Erivan Gomes (Telos)

Menu de acessibilidade