Busca Ativa e Tecnologia: Boas práticas Pelo País

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você talvez não saiba, mas tem escola pública investindo em boas iniciativas apesar dos desafios impostos pela pandemia!

A CNN Brasil, em parceria com o Todos Pela Educação, viajou pelo Brasil para registrar boas práticas de infraestrutura tecnológica e formação docente no ensino remoto e medidas de busca ativa no combate à evasão escolar, políticas fundamentais para amenizar os impactos da crise da Covid-19 na Educação Básica.

“A evasão afeta a produtividade do País, o potencial de crescimento, de distribuição de renda, da diminuição da violência urbana, da gente ter uma cidadania e uma democracia mais fortes. Há, portanto, uma série de consequências para a vida de cada um desses estudantes, mas também para todo o País. Por isso que é tão importante a Educação ser uma causa de todos”, aponta Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos. A série destaca iniciativas implementadas nas redes estaduais de Educação do Amazonas, Pernambuco, São Paulo e Paraná.

A busca ativa e o preparo das redes para ofertar ensino híbrido – que articule aulas a distância e presenciais – são apenas duas de um grupo de medidas recomendadas para uma volta às aulas segura e focada na recuperação da aprendizagem e do vínculo dos alunos com as escolas – todas as recomendações podem ser consultadas no documento do Todos, lançado em dezembro de 2020.

É possível fazer

A série de reportagens veiculadas em dezembro de 2020 é parte do projeto Educação Que Dá Certo, do Todos Pela Educação, que seleciona, analisa e dissemina iniciativas positivas nas redes públicas de ensino, a fim de inspirar os gestores públicos e a comunidade educacional a implementar medidas que, comprovadas pelas evidências mais recentes, fazem a Educação avançar.