Brasil tem 25 milhões de compradores de livros, aponta a pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”, realizada pela Nielsen BookData e encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), revela dados significativos sobre o mercado de livros no Brasil. O estudo aponta que o país conta com cerca de 25 milhões de consumidores de livros, sendo que 74% deles pretendem realizar novas compras nos próximos três meses.

O estudo mostra ainda que 69% dos consumidores adquiriram entre 1 a 5 livros nos últimos 12 meses, enquanto 8% compraram 16 ou mais obras no período. Este levantamento, que entrevistou 16 mil pessoas acima de 18 anos entre 23 e 31 de outubro de 2023, indica que 16% da população adulta brasileira comprou ao menos um livro no último ano.

Entre as motivações para a compra de livros, destacam-se o ‘crescimento pessoal’ e o ‘lazer’. Além da leitura, as atividades de lazer mais populares incluem o uso de redes sociais (50,8%) e serviços de streaming (44,3%).

A pesquisa também revelou preferências de compra: 55% dos consumidores optam por adquirir livros online, atraídos pelas ofertas e conveniência, enquanto 40% preferem a compra presencial, valorizando a experiência de ter o livro em mãos. Datas especiais como a Black Friday e a Semana do Consumidor são consideradas relevantes para 38% dos compradores.

Quanto aos formatos, 54% dos consumidores compraram exclusivamente livros físicos nos últimos 12 meses, e 15% adquiriram apenas livros digitais. Entre estes, a preferência pelo e-book é evidente, com 81% optando por este formato e 50% usando principalmente o celular para leitura.

A não-ficção para adultos surge como o gênero mais popular (56,4%), seguido por ficção adulta (38,2%), e obras científicas, técnicas e profissionais (17,3%). Entre os não compradores, fatores como preço, ausência de loja e falta de tempo são os principais obstáculos para a aquisição de livros.

O estudo também destaca a popularidade do Prêmio Jabuti, conhecido por 45,1% dos compradores de livros e 16,5% dos não compradores.

Em realço ao preço dos livros, os entrevistados consideram as promoções e descontos na hora de decidir pela compra de livros. 63% relataram ter adquirido livros com desconto, e 73% pretendem comprar livros nos próximos três meses.

Para acessar o pesquisa completa, acesse o link Autumn update from NielsenIQ Book Research (cbl.org.br)

Menu de acessibilidade