Brasil recebe a Conferência de Ministros da Educação da América Latina e Caribe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Além de compartilharem experiências de sucesso, os participantes debaterão formas de promover a recuperação das aprendizagens e os aperfeiçoamentos nos sistemas educacionais durante o período pós-pandemia.

O Brasil promoverá, entre os dias 21 e 22 de junho, a Conferência de Ministros de Educação da América Latina e Caribe. O evento, que acontecerá paralelamente à Semana Brasil-OCDE, será realizado no Palácio do Itamaraty. Na ocasião, os participantes compartilharão experiências nacionais e debaterão formas de promover a recuperação das aprendizagens e como melhorar a qualidade dos sistemas educacionais no contexto pós-pandemia.

Ao longo de quatro sessões temáticas, representantes de governos e de organismos internacionais discutirão formas de redesenhar o processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades do século XXI, repensar o ambiente escolar para aumentar a aprendizagem e o bem-estar dos estudantes, alavancar tecnologias digitais para o desenvolvimento de sistemas educacionais inteligentes e otimizar recursos para o fortalecimento da qualidade e equidade na educação.

Durante os dois dias de conferência, o Ministério da Educação (MEC) será representado pelo titular da Pasta, ministro Victor Godoy, e por todas as autoridades do MEC que estarão presentes para discutir, em conjunto com os parceiros regionais, a respeito do impacto da pandemia no sistema educacional do país, além de apresentarem as ações promovidas para a recuperação das aprendizagens, nos respectivos países.

O ministro Victor Godoy participará, no dia 21 de junho, da sessão de abertura com o tema: ‘Saindo mais fortes da pandemia Covid-19’, acompanhado do diretor de Educação e Competências e Conselheiro Especial para a Política de Educação do Secretário-Geral da OCDE, Andreas Schleicher, e de representantes do Ministério das Relações Exteriores.

O secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, realizará a moderação do debate no dia 22 de junho durante a sessão 1, que discutirá a temática: Redesenhar a experiência de aprendizagem para reforçar sua relevância e apoiar o desenvolvimento de competências do século XXI. Essa sessão contará com a participação da chefe do Centro de Competências da OCDE, El Iza Mohamedou; do Ministro de Educação e Ciências do Paraguai, Nicolás Zárate Rojas; e de representantes da área acadêmica.

As demais sessões terão como moderadores representantes de organismos internacionais e contarão com palestras de experts da OCDE e apresentação de casos de sucesso nas temáticas.

O evento será transmitido no Youtube do Ministério da Educação. Para maiores informações do encontro acesse: https://www.gov.br/mec/pt-br/centrais-de-conteudo/eventos/conferencia-de-ministros

Semana Brasil-OCDE

Durante os dias 20 e 24 de junho, o governo brasileiro e a OCDE organizarão uma série de eventos de alto nível para promover discussões sobre o Brasil, a América Latina e o Caribe em diversos tópicos. O evento é realizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em conjunto com a OCDE. Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/mre/pt-br/semana-brasil-ocde.

Menu de acessibilidade