“Brasil não tem direito de pensar pequeno em educação”, diz especialista

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Claudia Costin afirma que novo ensino médio terá “desafio logístico grande”; 92% dos alunos gostariam de poder aprofundar assuntos específicos na escola, segundo pesquisa. Para a especialista CNN em educação Claudia Costin, a execução do novo ensino médio nas escolas brasileiras apresentará desafios logísticos para o país, mas que devem ser enfrentados para alcançar uma melhora na preparação dos jovens.

O novo ensino médio entrou em vigor neste ano e promoveu mudanças na grade curricular das escolas. Agora, a partir do segundo ano, o aluno deve escolher qual área quer se aprofundar. Para Costin, a mudança vai em linha com países exemplos em sistemas educacionais, mas será necessário encarar gargalos, como a oferta de disciplinas em municípios que possuem apenas uma escola.

“Nós temos que olhar para isso como um desafio que não é só de formar e valorizar os professores – como até os alunos disseram que os professores precisam ser valorizados como profissionais – precisamos olhar como um desafio logístico imenso”, diz a especialista CNN em educação.

Uma pesquisa do Datafolha encomendada pela ONG Todos Pela Educação mostrou que mostrou que 98% dos alunos de escolas públicas do ensino médio querem opções de formação que os prepare para o mercado de trabalho. Além disso, 92% dos alunos gostariam de poder aprofundar assuntos específicos na escola, como propõe o novo ensino médio.

De acordo com Costin, o novo ensino médio representa um modelo mais contemporâneo, mas desafiador. “Vai ser um desafio logístico grande, vai ser um desafio de ensino grande, mas o Brasil não tem direito de pensar pequeno em educação. Nós somos a 12 economia em termos de PIB. Estão certos os alunos ao dizer ‘nós precisamos de escola em tempo integral’”, pontua a especialista. “Não vai ser fácil, mas está na hora do Brasil dar a importância que a educação tem que ter”, ressalta.

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