Anuário Abrelivros é nova referência na Educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Anuário Abrelivros 2022, lançado em 19 de abril, foi destaque na imprensa nacional. A publicação, a primeira organizada pela Associação, nasceu com a missão de se tornar uma importante fonte de referência e consulta para o setor educacional.

Na avaliação de Ângelo Xavier, presidente da Abrelivros, a criação de um Anuário é uma oportunidade de concentrar balanços e abordagens que, tanto servem de base histórica para estudiosos e especialistas do setor como, também, atende ao público leigo que deseja conhecer mais sobre a área.

Nesta primeira edição, o Anuário focou no detalhamento da evolução do principal projeto que movimenta o setor, o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), que entregou 1,4 bilhão de livros didáticos a alunos e professores de escolas de todo o país nos últimos 10 anos. É importante ressaltar que o PNLD é uma política de Estado, consolidada no país há décadas, fundamental para democratizar o acesso de crianças e jovens à Educação no Brasil.

A apuração dos principais dados do PNLD em 2021, nos 26 estados e Distrito Federal, mostra que o Programa distribuiu, somente no ano passado, um total de 136,8 milhões de exemplares, a maior parte para as regiões Sudeste (34%) e Nordeste (33%). Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), por exemplo, receberam 82,3 milhões de livros.

Os dados utilizados na elaboração do Anuário são, principalmente, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Anuário Brasileiro da Educação Básica, publicado pelo Todos Pela Educação. Também foram consultadas entidades como Sindicato Nacional do Editores de Livros (SNEL), Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), além de educadores e fontes ligadas à BNCC e ao mercado editorial.

A publicação faz, também, um resgate da história do livro didático no Brasil e reúne depoimentos de editores, autores e professores. O Anuário retrata, ainda, o desafio logístico de distribuição do livro escolar pelo Brasil. Anualmente, cerca de 80 mil toneladas são transportadas em mais de três milhões de caminhões nas estradas. Em alguns casos, são usados também navios. Os Correios são responsáveis por entregar os livros aos alunos de 140 mil escolas nos 5.570 municípios do país.

Para saber mais, você pode, gratuitamente, baixar o PDF da publicação ou acessar a sua versão digital: Anuário Abrelivros 2022 – PNLD

Menu de acessibilidade