Abrelivros promove dia 4 live sobre o avanço digital e o livro didático

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No próximo dia 4, terça-feira, a Abrelivros vai realizar a partir das 17h, em seu canal no YouTube, a live “E agora? O avanço digital e o futuro do livro didático”. Na ocasião será realizado o lançamento do estudo “Papel e Digital – Pesquisa sobre a eficácia dos materiais didáticos”, tradução de uma publicação da International Publishers Association (IPA) e da Norwegian Publishers Association. Será um debate extremamente atual, diante da crescente demanda e oferta por soluções digitais, impulsionadas nos últimos anos pela pandemia.

“Ao fazer com que os educadores recorressem ao uso de mais tecnologia, a pandemia veio acelerar o que já era uma tendência. Portanto esta live será uma oportunidade inestimável para debatermos a questão do digital e do impresso no processo de aprendizagem”, destaca o presidente da Abrelivros, que fará a abertura do encontro. “Depois do advento da Covid-19 não tivemos nada de tal profundidade com este tema”, completa.

Participarão do debate Maria Inês Fini, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI) e autora do Posfácio da edição brasileira do estudo; Katia Smole, ex-secretária de Educação Básica do MEC e diretora do Instituto Reúna; Eduardo Kruel Rodrigues, presidente do Fórum Latino-Americano de Editores Educacionais; e Raphaella Rosinha Cantarino, Coordenadora Geral de Materiais Didáticos da Diretoria de Apoio à Gestão, Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação.

Em seu Posfácio, Maria Inês Fini destaca que os avanços tecnológicos são inevitáveis e os sistemas escolarizados terão que se adaptar a eles “sem, contudo, desconsiderar nenhum dos componentes estruturantes do desenvolvimento de uma educação interativa, híbrida e flexível que atenda às expectativas e aos projetos de vida de cada estudante”. E acrescenta: “O apoio do material didático impresso e digital, em suas múltiplas e enriquecedoras utilidades, usado de forma híbrida, está diretamente vinculado à qualidade da educação básica do Brasil.”

Não perca!
Dia 4 de abril (terça-feira)
17h, no Canal da Abrelivros no YouTube

Menu de acessibilidade