Abrelivros ganha nova logomarca e prepara anuário

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Com mais de 30 anos, a entidade colocou em prática seu plano de reposicionamento estratégico. Com nova logomarca, nome e endereço, associação terá também newsletter mensal e anuário com lançamento marcado para abril.

Nova logomarca da Abrelivros

Com mais de 30 anos de história, a Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional (Abrelivros) vem desde o ano passado implementando mudanças significativas com o objetivo de atualizar seu posicionamento estratégico. Ela coloca em prática, nos próximos meses, alguns projetos.

A primeira novidade – e talvez a mais importante delas – é a mudança no nome: agora Abrelivros significa Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais.

Comandada desde 2020 por José Ângelo Xavier de Oliveira, diretor geral de Educação do Grupo Santillana no Brasil, a entidade que reúne editoras de livros escolares decidiu que era o momento de se aproximar dos seus associados e ir além. “O ano passado foi um ano emblemático para a associação, que completou seus 30 anos, então começamos a discutir como fazer esse reposicionamento”, disse Ângelo em conversa com o PublishNews. Ainda sobre o nome, Ângelo acrescenta: “Tentamos acompanhar as transformações que o livro escolar vem sofrendo nos últimos anos e deixar clara a importância que damos para os conteúdos digitais”.

Outra novidade é o endereço. Antes localizada na Vila Olímpia em um escritório de difícil acesso, segundo Ângelo, a entidade se mudou em outubro passado para a região da Paulista, na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 881.

A nova cara da Abrelivros

Em outro passo ousado, a instituição decidiu atualizar também a sua logomarca. “Pensamos de novo em passar para o público essa transformação do livro escolar e refletir isso em uma dupla interpretação através da logomarca, que agora pode ser vista como um livro, tela de computador ou tablet”, explica Ângelo.

Há aproximadamente quatro anos, a Abrelivros começou também um processo de mudança de perfil dos seus associados. Antes com 12 editoras, a entidade decidiu mudar o estatuto para trazer mais sócios para dentro do programa do livro. “Com o PNLD Literário, vimos que muitas pequenas editoras decidiram participar e a Abrelivros se tornou ainda mais uma prestadora de serviço”, conta o presidente.

O objetivo da entidade é cada vez mais ser essa interlocutora nos rumos da educação, fomentando as discussões sobre o tema. “Os editais são complexos e quando conseguimos essa interlocução com o MEC, por exemplo, conseguimos melhorar a estrutura dos editais e consequentemente ajudar nossos associados”, explica ele.

Newsletter e Anuário

Tendo em mente o plano de se aproximar do seu público, a Abrelivros lança nesta terça (29) a sua newsletter mensal. Elaborada junto com a Danthi Comunicações, o informativo pretende falar com educadores, gestores públicos, o setor livreiro e o público geral. Entre os temas que serão abordados no decorrer dos meses estão conteúdos relacionados à educação, a tecnologia na educação, formação de professores e evasão escolar, por exemplo.

Outro plano da entidade é publicar um anuário. Com lançamento marcado para a segunda quinzena de abril, o documento trará em sua primeira edição a história do PNLD. “A ideia é mostrar para o público geral o que é o PNLD. Queremos mostrar o tamanho desse programa, como ele impacta cada estado, cada pessoa, e para que a população saiba e tenha mais visão e conhecimento dessa política pública fundamental”, explica. Logo após o lançamento do anuário, a Abrelivros terá uma série de lives para discutir o tema.

Outras preocupações e projetos

Além de todas as mudanças, a entidade, claro, continua seu trabalho em defesa do livro. Ele lembrou que a reforma tributária apresentada pelo ministro Paulo Guedes ao Congresso em 2020 ainda é assunto para se ficar atento. e que a Abrelivros está pronta para participar de qualquer discussão sobre o tema. “Mesmo com a PEC apresentada, que vimos como uma atualização positiva, ainda temos que ficar atentos para preservamos inteiramente a imunidade do livro”, disse.

Nos próximos meses, a Abrelivros terá outros projetos importantes. Em julho, paralelamente à Bienal de SP, a entidade prepara um seminário em parceria com a International Publishers Association (IPA). Ângelo explica que a Abrelivros está se associando à entidade internacional para melhorar ainda mais seu intercambio com editores de outros países.

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