Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

VIVALEITURA organiza banco de dados de ações e projetos 
 
Um dos objetivos do VIVALEITURA 2005, como é conhecido o Ano Ibero-americano da Leitura no Brasil, é criar um grande cadastro de todas as ações de incentivo à leitura e apoio ao livro que estão sendo realizados no País este ano. Para isso, basta inscrever o programa, projeto ou evento no site www.vivaleitura.com.br, o que bastante fácil e rápido. Qualquer ação pode ser cadastrada (independente da quantidade de pessoas beneficiadas, valor ou dimensão). Podem ser inscritos desde concursos literários, feiras de livros, saraus, implantação e manutenção de bibliotecas, leituras públicas, cursos de literatura e até políticas desenvolvidas por prefeituras, estados e governo federal.  
 
Os projetos cadastrados no site do VIVALEITURA ganham divulgação nacional tanto na Internet como em jornais, revistas, rádio e televisão. Como está sendo criado um grande banco de dados, os responsáveis também podem trocar experiência com outros coordenadores de projetos. Para ajudar na divulgação, o site do VIVALEITURA também disponibilizou banners para que entidades e interessados em geral baixem os arquivos pela Internet e publiquem em seus sites para ajudar a divulgar o Ano Ibero-americano da Leitura no Brasil. 
 
 
O livro universitário para um Brasil melhor 
 
O projeto “A Leitura É Vida“ é uma das ações da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) que compõem o calendário oficial do VIVALEITURA 2005. O projeto terá alcance nacional e prevê que cada editora universitária associada à entidade faça uma grande campanha de incentivo à leitura nos campi de suas respectivas universidades.  
 
A base da campanha será a divulgação de um cartaz impresso pela ABEU que trará o lema do projeto – “A Leitura é Vida“ – e o subtítulo “O livro universitário para um Brasil melhor.“ A campanha espera atingir 110 universidades brasileiras e 2 milhões de professores e alunos. Para mais informações sobre esta ação, clique aqui
 
 
Esverdeando o Brasil 
 
Capitaneado pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), o Projeto Sala Verde procura estimular a implantação de Centros de Informação Ambiental, denominados Salas Verdes, cujo objetivo é democratizar o acesso a informações, materiais e publicações sobre temas ambientais, e também oferecer diversas atividades de Educação Ambiental. Estes centros, portanto, sempre abrigam pequenas bibliotecas temáticas sobre o Meio Ambiente.  
 
As Salas Verdes são instaladas em instituições que disponibilizam uma estrutura e um espaço mínimos, além da presença de uma equipe educativa, com no mínimo duas pessoas com habilidades de educador ambiental e bibliotecário. A implantação das primeiras Salas Verdes começou no ano 2000 e até o momento já foram implantadas mais de cem Salas Verdes pelo Brasil, tanto em cidades do interior, como Barra do Choça (BA), Icoró (PE) e Alvorada (RS), até em capitais como Goiânia (GO), Aracaju (SE) e Recife (PE). O Projeto Sala Verde integra as atividades previstas pelo Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA 2005, no Brasil, e espera atingir a meta de 250 Salas Verdes implantadas no País até o fim do ano. Mais informações neste link
 
 
Política Nacional do Livro será discutida na convenção da ANL 
 
Entre os dias 9 e 11/5, a Associação Nacional de Livrarias (ANL) organiza sua 15ª. Convenção Nacional de Livrarias, no Rio de Janeiro. A programação do evento prevê várias palestras e debates sobre os mais diversos assuntos ligados setor livreiro como “O Futuro da Comercialização do Livro Didático no Brasil“ e “A Lei do Preço Único“.  
 
No dia 11/5, às 8h45, o Coordenador da Política Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Galeno Amorim, ministrará a palestra “A Política Nacional do Livro e da Leitura no País e seus Reflexos na Livraria (Câmara Setorial do Livro; Projeto Viva Leitura; Fundo Pró-Leitura)“ para os livreiros participantes do evento. Mais informações sobre o evento no site da ANL.  
 
 
Entidades de bibliotecários definem participação no VIVALEITURA 
 
O Conselho Federal de Biblioteconomia, a Federação das Associações de Bibliotecários do Brasil (FEBAB) e o Conselho Regional de Biblioteconomia (SP) definiram seu calendário de eventos e projetos que serão desenvolvidos em 2005 dentro das comemorações do Ano Ibero-americano da Leitura no Brasil, o VIVALEITURA. São diversos eventos nacionais e internacionais e projetos específicos, que começam a ser divulgados nas próximas semanas. 
 
O primeiro deles é o I Encontro Internacional de Bibliotecários de Bibliotecas Universitárias e Editoras, organizado pelo Senac e pela Livraria Científica Ernesto Reichmann, com apoio do Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo, que acontece entre os dias 10 e 13 de abril em Campos do Jordão.  
 
 
O circo literário de Fortaleza 
 
O Circo das Letras 2005 apresenta a magia dos livros para o público infanto-juvenil de Fortaleza até o dia 10/4. Com um público de 21 mil pessoas em 2004, o evento espera um número maior de visitantes nesta sua edição de 2005, que começou no dia 2/4. Um dos objetivos do evento é valorizar o hábito da leitura através da interação entre público, livros, autores, ilustradores, editores e livreiros. O Circo das Letras é realizado sob uma lona de circo em uma área de 800 m². Mais informações no site do evento
 
 
Abril lança revista sobre livros 
 
A Editora Abril lança na próxima edição da revista Bravo! o suplemento literário “Bravo!Livros“. A novidade trará, em suas 16 páginas, resenhas dos principais lançamentos do mercado editorial do Brasil e do mundo, em ficção, não-ficção e literatura infanto-juvenil. Depois de circular como suplemento em abril, o “Bravo!Livros“ ganhará sua independência em maio, quando sua segunda edição será vendida separadamente e com periodicidade mensal nas bancas de jornais. A tiragem será de 33 mil exemplares.  
 
 
Site da semana  
 
A 12ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro começa apenas no dia 12 de maio, mas o site do evento já está a todo vapor. Em www.bienaldolivro.com.br, é possível conhecer a lista de expositores e acessar informações práticas aos visitantes, além de um clipping de matérias publicadas sobre o evento. Merece destaque a seção “História da Bienal“ que traz todas as logomarcas da Bienal do Rio desde que ela surgiu, em 1983. 
 
 
Frase da semana  
 
“Livros relidos são livros eternos.“ 
 
Machado de Assis 
Escritor brasileiro 
(1839 – 1908)  
 

Menu de acessibilidade