2020 é o ano em que a BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, chega às escolas para as etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Isso significa que, além de planejarem o ano letivo a partir dos currículos alinhados à BNCC, as escolas devem aproveitar as Semanas Pedagógicas para rever seu Projeto Político Pedagógico, o PPP, e também organizar a formação de professores à luz da Base.
Para apoiar diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores nesta jornada, selecionamos alguns materiais que ajudam a entender como a proposta da BNCC se concretiza na prática. Confira:
Orientações para ajudar diretores e coordenadores pedagógicos a liderarem os processos de revisão dos PPP’s e de planejamento da formação dos professores à luz da BNCC.
O coração da BNCC são as 10 Competências Gerais, que materializam a proposta de desenvolvimento integral dos estudantes. Este documento traz princípios e orientações sobre como colocar em prática os princípios da educação integral em cinco frente: território, políticas públicas, escolas, professores e estudantes.
Currículos alinhados à BNCC: qual é o papel da escola?
Apresentação de slides para ajudar gestores escolares a conduzirem uma conversa com os professores sobre as competências e habilidades estipuladas pela BNCC e sobre o que vai mudar na escola a partir da implementação.
Campos de experiências na Educação Infantil
Drive com materiais que ajudam a entender e trazer para a prática das creches e pré-escolas a organização curricular por Campos de Experiências.
Para acessar outros materiais que ajudam a entender e aplicar a BNCC, navegue no Banco de Informações e práticas do Movimento Pela Base: http://movimentopelabase.org.br/na-pratica