Apenas 32% das escolas públicas fizeram a escolha dos livros didáticos que serão utilizados pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de 2016. O prazo para selecionar as obras no sistema eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) termina na próxima terça-feira, dia 8.
Até lá, professores, diretores e coordenadores pedagógicos devem estudar os livros disponíveis no Guia de Livros Didáticos 2016 e escolher os mais adequados à proposta pedagógica de sua unidade de ensino. Em seguida, basta entrar no sistema do FNDE e informar os títulos selecionados.
De um total de 40,3 mil escolas que atendem alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, apenas 13,2 mil tinham selecionado seus livros até as 16h desta quinta-feira, dia 3.
Totais | |||||
Estado | Qtd. de Escolas | Situação Geral | |||
Pendente | OK | ||||
Qtd. | % | Qtd. | % | ||
27 | 40302 | 27096 | 67 | 13206 | 32 |
Em alguns estados, como Paraná, Espírito Santo e Goiás, o percentual de escolha já atingia quase 50% das escolas públicas com anos iniciais do ensino fundamental. Por outro lado, em outras Unidades da Federação, como Amapá, Maranhão, Pernambuco e Roraima, a porcentagem de unidades de ensino que registraram a escolha não atingia nem 20%.
Estado | Qtd. de Escolas | Situação Geral | |||
Pendente | OK | ||||
Qtd. | % | Qtd. | % | ||
AC | 182 | 133 | 73 | 49 | 26 |
AL | 599 | 462 | 77 | 137 | 22 |
AM | 787 | 497 | 63 | 290 | 36 |
AP | 170 | 148 | 87 | 22 | 12 |
BA | 3098 | 2420 | 78 | 678 | 21 |
CE | 1652 | 1249 | 75 | 403 | 24 |
DF | 346 | 248 | 71 | 98 | 28 |
ES | 838 | 453 | 54 | 385 | 45 |
GO | 1436 | 827 | 57 | 609 | 42 |
MA | 1696 | 1419 | 83 | 277 | 16 |
MG | 4476 | 2817 | 62 | 1659 | 37 |
MS | 601 | 444 | 73 | 157 | 26 |
MT | 798 | 586 | 73 | 212 | 26 |
PA | 1602 | 1087 | 67 | 515 | 32 |
PB | 1143 | 835 | 73 | 308 | 26 |
PE | 1632 | 1331 | 81 | 301 | 18 |
PI | 843 | 674 | 79 | 169 | 20 |
PR | 2257 | 1147 | 50 | 1110 | 49 |
RJ | 2525 | 1783 | 70 | 742 | 29 |
RN | 815 | 567 | 69 | 248 | 30 |
RO | 386 | 287 | 74 | 99 | 25 |
RR | 107 | 91 | 85 | 16 | 14 |
RS | 3359 | 2169 | 64 | 1190 | 35 |
SC | 1755 | 1087 | 61 | 668 | 38 |
SE | 482 | 353 | 73 | 129 | 26 |
SP | 6199 | 3653 | 58 | 2546 | 41 |
TO | 518 | 329 | 63 | 189 | 36 |
Nesta edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), serão selecionadas obras didáticas de todos os componentes curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano): letramento e alfabetização linguística, alfabetização matemática e ciências humanas e da natureza (1º ao 3º ano); ciências, história e geografia (2º e 3º ano); língua portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza, história, geografia, ciências e arte (4º ao 5º ano), além de livros com temáticas regionais para o 4º ou 5º ano do ensino fundamental.
Novidades – O PNLD 2016 apresenta duas novidades em relação a edições anteriores. Esta será a primeira vez que estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental receberão livros de arte – no PNLD 2015, alunos do ensino médio já foram contemplados com livros dessa disciplina.
Fora isso, os professores terão duas opções com relação aos componentes de ciências, história e geografia. Podem optar por obras específicas de cada uma dessas disciplinas ou escolher a coleção integrada de ciências humanas e da natureza, que engloba todos os componentes.
Como regra básica, devem ser selecionadas duas opções de cada disciplina, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da 1ª opção, o FNDE negociará as obras da 2ª opção.
Caso a escola não queira receber livros de algum componente, basta manter a indicação inicial do sistema: “Não desejo receber livros deste componente”. Ou seja, se registrar escolha para alguns componentes e deixar de marcar em outros, só receberá os livros que escolheu. Se gravar a escolha sem marcar nenhum componente, não receberá qualquer obra.
Por outro lado, se o colégio não acessar o sistema ou não registrar opção em nenhum momento, será encaminhado, compulsoriamente, um dos títulos aprovados para o PNLD 2016 de cada componente curricular.