Projetos estimulam o hábito da leitura em pequenos leitores

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Dezoito de abril é o dia Nacional do Livro Infantil, uma homenagem ao aniversário do escritor Monteiro Lobato, precursor das histórias para crianças que valorizam a cultura brasileira.

A data foi criada por uma lei aprovada pela Câmara dos Deputados – que agora analisa projetos de lei para fortalecer nos pequenos leitores o hábito da leitura.Eles ainda estão aprendendo a ler mas, no Brasil, os pequenos leitores estão mais próximos dos livros que os adultos.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro mostrou que a média de livros lidos por crianças e adolescentes é superior à dos adultos. Enquanto o brasileiro lê em geral quatro livros por ano, essa média é de mais de 5 livros para crianças de 5 a 10 anos, quase sete livros por ano na faixa etária de 11 a 13 anos, e quase seis livros por ano entre os jovens de 14 a 17 anos.

O autor e ilustrador Jô Oliveira afirma que a literatura infantil vive um bom momento no Brasil, com a conquista de prêmios internacionais. Mas lembra da importância de democratizar o acesso a estes livros.

— É através da leitura que a criança tem contato com o mundo e adquire vocabulário. Há a necessidade de se abrir mais bibliotecas públicas do que as existentes hoje.

Um projeto de lei em análise na Câmara fortalece a Política Nacional do Livro para incentivar a produção literária e o hábito da leitura entre os jovens. O projeto cria um Fundo Nacional Pró-Leitura que vai financiar iniciativas de produção, edição, distribuição e comercialização de livros – e que prevê, inclusive, a distribuição de vale-livros para alunos e professores das escolas públicas, para incentivar o consumo da literatura.

A presidente da Comissão de Cultura da Câmara, Alice Portugal, promete priorizar a aprovação do projeto.

— A criança espera que o livro infantil chegue cada vez mais às cabeceiras e bibliotecas. A leitura é um elemento primordial ao aprendizado.

O projeto que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura está em análise pela Comissão de Educação.

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