Posse de três ministros deve ocorrer na segunda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Confirmados extraoficialmente, três novos ministros devem tomar posse na próxima segunda-feira pela manhã no Palácio do Planalto, marcando o início da terceira reforma ministerial do governo Dilma Rousseff. Enquanto Aloizio Mercadante deve assumir a Casa Civil, Arthur Chioro e José Henrique Paim devem comandar, respectivamente, os ministérios da Saúde e da Educação.

No dia 18, Dilma formalizou convite a Mercadante, hoje titular da Educação, para substituir Gleisi Hoffmann na Casa Civil. Três dias depois, convidou Chioro, atual secretário da Saúde em São Bernardo do Campo (SP), para o lugar de Alexandre Padilha, candidato ao governo paulista pelo PT. Atual número 2 do Ministério da Educação, Paim deve assumir o comando da pasta diante da saída de Mercadante.

Esta é a primeira etapa de uma reforma que, segundo interlocutores presidenciais, deverá se encerrar até o fim de fevereiro. Em Havana, Dilma disse ontem que só se pronunciará quando voltar ao Brasil.

Cabe à presidente ainda decidir sobre o destino de ministérios como Desenvolvimento, Relações Institucionais, Turismo, Integração Nacional, Desenvolvimento Agrário, Portos e Cidades. Dilma tem sofrido pressão de partidos da base, em especial do PMDB, maior sigla da coalizão, para ceder mais espaço. A barganha tem em vista apoio à presidente durante a campanha eleitoral.

 

Menu de acessibilidade