Seminário vai debater o negro no ensino médio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Programa Diversidade na Universidade, da Secretaria de Educação Média e Tecnológica, do Ministério da Educação, promove, entre os dias 3 e 5 de dezembro, o seminário O Negro no Ensino Médio. O evento, que será realizado em Brasília, vai reunir especialistas de todo o País para discutir políticas de acesso e permanência das populações afrodescendentes, indígenas e de outros grupos socialmente desfavorecidos à educação média e superior. O secretário de Educação Média e Tecnológica, Antonio Ibañez, e a diretora de Ensino Médio, professora Marise Nogueira Ramos, abrirão o encontro. 
 
Estarão presentes professores vinculados à articulação de educadores negros e que trabalhem com a temática História e Cultura Afro-Brasileira; representantes regionais dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neabs); e nomes representativos do movimento negro.  

Também participarão do seminário representantes das secretarias estaduais de Educação, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação Infantil e Fundamental, da Fundação Cultural Palmares, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).

 Entre os temas para discussão estão: Políticas educacionais e gestão da diversidade étnico-racial – aspectos pedagógicos políticos e estruturais; Panorama sobre as experiências de educadores negros – outros desafios; Experiências alternativas para o desempenho de alunos de ensino médio – identidade e auto-estima, opções, projetos possíveis e futuros; Subsídios e contexto de implementação da Lei 10.639 (Valores Civilizatórios Africanos). 

Menu de acessibilidade