Coordenador pedagógico não tem curso próprio

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Uma das figuras mais importantes para o bom funcionamento da escola, o coordenador pedagógico não conta com formação específica para assumir o posto. E, por causa da escassez de docentes –o MEC calcula que faltam 170 mil professores em matemática, física e química na educação básica–, o coordenador pedagógico acaba voltando para a sala de aula.

Cabe a esse profissional zelar pelo bom funcionamento da escola, cuidando, por exemplo, da resolução de conflitos entre os alunos no ambiente de sala de aula.

O problema é que o coordenador não é capacitado para as funções que assume.

`O coordenador é, em geral, um professor nomeado pelo diretor da escola [este é concursado e tem funções burocráticas]. Imagine alguém que se formou em matemática e que, de repente, vira o coordenador pedagógico. Acaba não dando certo`, explica Fábio Campos, especialista em educação e um dos criadores do projeto Ensina!.

Hoje, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) determina que cada escola tenha um coordenador pedagógico –independentemente da quantidade de estudantes da instituição.

`Um coordenador de uma escola de 200 alunos terá mais condições de trabalhar do que nas escolas com mais de mil alunos`, diz Campos.

FORMAÇÃO ESPECÍFICA

Por causa da falta de capacitação específica, algumas escolas particulares tentam, por conta própria, trabalhar a formação do coordenador pedagógico -e também de outros profissionais ligados à gestão da escola.

O colégio Vera Cruz, por exemplo, conta com o Cevec (Centro de Estudos Educacionais Vera Cruz) há mais de 30 anos. Um dos cursos programados para este semestre é justamente voltado para coordenadores pedagógicos.

O Prisma, Centro de Estudos do Colégio Santa Maria, também tem cursos para professores e coordenadores.

`Mas a demanda de coordenadores é pequena`, diz Flávia Manzione, coordenadora do Prisma. Cerca de 700 professores por ano fazem os cursos. O número de coordenadores não chega a 15.

 

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