Abrelivros comemora 20 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A_152

Cerca de 80 pessoas, entre elas editores, representantes do governo e de entidades do livro, estiveram reunidos na última sexta feira (15/04), no restaurante A Figueira Rubaiyat em São Paulo, para comemorar os 20 anos da Abrelivros – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares.

 

O evento contou com a presença de autoridades como Rafael Torino, Diretor de Ações Educacionais do FNDE; Sônia Coelho, Coordenadora Geral dos Programas do Livro do FNDE; Maria do Pillar Lacerda Almeida e Silva, Secretária de Educação Básica do MEC; Sérgio Gotti, Diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para a Educação Básica do MEC; Galeno Amorim, Presidente da Biblioteca Nacional e também com os presidentes das instituições ABDR, Enoch Bruder;  ANL, Francisco Ednilson Xavier Gomes; ABDL, Diego Drummond e Lima; CBL, Karine Gonçalves Pansa; SNEL, Sonia Machado Jardim; AREERJ, Francisco Pizotti,  e  Fundação Dorina Nowill, Alfredo Weiszflog.

 

A_175

 

Jorge Yunes, presidente da Abrelivros, pontuou em seu discurso de abertura o significativo crescimento da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares desde o seu nascimento no dia 15/04/1991. “Ao longo desses 20 anos nos fortalecemos, integramos novas editoras ao quadro de associados e nos tornamos legítimos representantes do setor de livros escolares do país. Atualmente, a Abrelivros conta com 27 associadas e representa o setor responsável pelo abastecimento de cerca de 150 milhões de livros didáticos anuais para as escolas públicas, um dos maiores programas do mundo. Com cerca de 3.500 profissionais trabalhando diretamente nas editoras e mais 3.000 atuando de forma indireta, o setor deve fechar 2011 com o faturamento de 2 bilhões de reais”. Jorge Yunes também destacou uma das maiores conquistas da Abrelivros, a participação ativa na elaboração do Decreto 7.084 de 27.01.2010, que institucionaliza os programas oficiais de aquisição de livros escolares, tornando-os programas de Estado e não de governo.

 

O encontro teve ainda uma cerimônia que homenageou todos os ex-presidentes da Abrelivros; estavam presentes para receber a placa de agradecimento pela contribuição ao setor do livro escolar Dr.Ruy Mendes Gonçalves (presidente no período de 1991-1994), Professor Osvaldo Dolce (1995-1998) e professor Wander Soares (1998-2004). O atual presidente Jorge Yunes também foi homenageado.

 

A_219

 

A Abrelivros começou suas atividades com apenas 10 editoras associadas: Ática, Scipione, Atual, Ao Livro Técnico, Caminho Suave, Brasil, FTD, Lê, Moderna e Saraiva. Desde a sua fundação ela tem buscado defender e representar o setor do livro escolar trabalhando em parceria com o governo nos assuntos referentes a uma educação de qualidade no Brasil.

 

 

Menu de acessibilidade