Feira do Livro de Frankfurt

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Brasil será o país convidado de honra da edição de 2013 do evento internacional. Pela segunda vez, a produção literária brasileira será a grande homenageada na Feira do Livro de Frankfurt.


 

O Protocolo de Intenção que firma o Brasil como país-tema, no ano de 2013, de um dos principais encontros da literatura mundial, foi assinado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, e pelo diretor do evento na Alemanha, Jüergen Boss, na tarde desta segunda-feira, 21 de junho, em Brasília.

 

“O convite é uma oportunidade imensa. Quando olhamos para a Feira de Frankfurt é possível que a primeira imagem seja apenas de negócios, mas é também uma possibilidade de diálogo intercultural, de apresentação do Brasil ao mundo. Os negócios virão como decorrência desse processo”, declarou o ministro Juca Ferreira ao agradecer e enaltecer a diversidade cultural do país como meio de diálogo com o mundo.

 

“Nós queremos o sucesso do Brasil em Frankfurt”, afirmou Jünger Boss. Para ele, a produção de conteúdos está em primeiro plano. O diretor da Feira acredita que o país terá êxito nesse quesito tendo em vista já estar se preparando com três anos de antecedência. Ele elogiou a organização brasileira e, também, valorizou a tradução de obras literárias no idioma alemão para o evento, que acontece desde 1949 e recebe cerca de dois milhões de visitantes por edição.

 

Presente à cerimônia, o criador da Turma da Mônica, o cartunista Maurício de Sousa, disse que a participação do Brasil é uma grande responsabilidade, pois deve-se “fazer valer a oportunidade para que a Feira seja a maior das vitrines (do setor literário). Já para o representante da Academia Brasileira de Letras (ABL), Maurício de Mello, “o Brasil está percebendo que não adianta incremento econômico sem valorizar o plano da cultura”.

 

Homenagem Internacional

 

O convite ao Brasil surgiu devido às recentes políticas públicas implementadas para o segmento do Livro, Leitura e Literatura no país. O Ministério da Cultura, em parceria com os Ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Educação (MEC), coordenará a participação brasileira na Feira de Frankfurt. Será criada uma comissão para definir e elaborar os processos de trabalho a serem estabelecidos durante os próximos três anos.

 

 

Menu de acessibilidade