Conae – Primeira plenária da Conae aprova 7% do PIB para educação em 2012

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No primeiro dia de plenárias da Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece em Brasília (DF), os participantes aprovaram uma proposta de aumentar a parcela do Produto Interno Bruto (PIB) destinada à educação, passando dos atuais 4,7% para 7% em 2012.


 

O montante deverá seguir crescendo progressivamente até alcançar 10% em 2014, segundo a proposta.Ela será levada para a plenária final, que acontecerá na quinta-feira (1/4), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se for aprovada mais uma vez, ela fará parte do documento oficial da Conferência e poderá passar a integrar o Plano Nacional de Educação (PNE).

 

A verba deve ser destinada a todo ensino público, da educação infantil a pós-graduação.  O novo investimento representaria cerca de R$ 220 milhões, segundo a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

 

Na última divulgação do governo federal, de 2008, a parcela do PIB destinada a educação havia sido de 4,7%. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que, em 2010, esse percentual chegue a 5%.

Menu de acessibilidade