Portugal começará a adotar nova ortografia em janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cerca de um ano depois de oficialmente implementado no Brasil, o novo acordo ortográfico começará a ser adotado a partir de janeiro de 2010 em Portugal.


 

O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela ministra da Cultura portuguesa, Gabriela Canavilhas. As informações são do jornal Expresso. Segundo Canavilhas, um dos primeiros documentos a adotar a nova ortografia, que visa a unificar a linguagem escrita dos países lusófonos, será o Diário da República.

 

Gradualmente, a exemplo do que ocorre no Brasil desde o início de 2009, todos materiais impressos adotarão a nova ortografia da língua portuguesa, informa o periódico.

Acordo

 

Aprovado em 1990 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, o acordo só foi retificado em 2006 por São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil, número mínimo de ratificações. Este grupo foi seguido de Portugal e Guiné-Bissau.

 

O Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, promulgou o acordo em julho de 2008. O português contemporâneo é falado por cerca de 290 milhões pessoas, das quais 200 milhões são falantes nativos. Grosso modo, o portugês se divide entre o brasileiro e o dos demais países lusófonos.

 

O novo acordo modifica a grafia de cerca de 0,5% das palavras dos brasileiros, enquanto que toca 1,6% do vocabulários de portugueses, angolanos e demais falantes da língua. 
 

Menu de acessibilidade