Bibliotecas escolares terão livros para toda a educação básica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A partir de 2010, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) será ampliado para toda a educação básica, passando a atender também a educação de jovens e adultos (EJA). Quase 40 mil bibliotecas escolares usadas por jovens e adultos matriculados nos ensinos fundamental e médio (EJA) receberão obras de literatura, de pesquisa e de referência voltadas para esses estudantes. Serão distribuídos cerca de 1,47 milhão de livros. Os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil (creches e pré-escolas) também serão beneficiados no ano que vem.
 
“Até 2007, apenas as bibliotecas das escolas de ensino fundamental recebiam livros. Em 2008, ampliamos para a educação infantil e o ensino médio. Agora, dando continuidade à universalização do atendimento, estamos incluindo também a educação de jovens e adultos”, afirma Sonia Schvartz, coordenadora geral dos programas do livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
 
Responsável pela execução do Programa Nacional Biblioteca da Escola, o FNDE abriu as inscrições para a avaliação e a seleção das obras para 2010. O prazo para cadastramento e pré-inscrição dos livros vai até 3 de abril. A entrega dos exemplares e da documentação, de 22 a 28 de abril. Serão selecionadas obras em verso, contos, crônicas, romances, biografias, entre outros gêneros literários. Todos os títulos devem estar adaptados às novas normas ortográficas.
 
Seguindo o calendário de atendimento do PNBE, em 2011 receberão livros as bibliotecas das escolas de ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). 
 
 
 

Menu de acessibilidade