Seminário discute políticas de avaliação da educação brasileira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) realizará, nos próximos dias 7 e 8, o seminário Avaliar Para Quê? Avaliando as Políticas de Avaliação Educacional. O encontro, que será realizado em Brasília, é dirigido às secretarias estaduais e municipais de Educação, entidades representativas de instituições de ensino, dos estudantes e dos trabalhadores da educação, entidades científicas, acadêmicas, universidades, pesquisadores e formuladores de políticas públicas.  
 
Segundo Otaviano Helene, presidente do Inep, este é o primeiro passo para o estabelecimento de uma ampla discussão nacional que deve envolver as diversas entidades ligadas ou não a governos. “Ao debater as políticas de avaliação da Educação básica e superior, o Inep pretende colher subsídios para aperfeiçoar e estruturar um sistema de avaliação que reflita as diretrizes traçadas para a Educação no programa de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, afirma.  
 
Estão programadas quatro mesas-redondas para o seminário: Um Olhar Panorâmico sobre as Políticas de Avaliação da Educação no Brasil; A Avaliação da Educação Superior; A Avaliação do Ensino Fundamental; e A Avaliação do Ensino Médio. “Vamos debater os processos de avaliação e adequá-los à situação de um novo governo que tem um compromisso social com a área da Educação, diferente do governo anterior, que tinha compromisso com um perfil liberalizante ou mercantilista de educação“, destaca Otaviano.  
 
Programação do seminário 
 
Local: Academia de Tênis, Brasília (DF) 
Composição das Mesas  
 
Dia 7 (segunda-feira)  
 
8h30 –
Mesa de abertura: Rubem Fonseca – Ministro da Educação em exercício; Otaviano Helene – Presidente do Inep/MEC; Carlos Antunes – Secretário de Ensino Superior/MEC; Maria José Feres – Secretária de Ensino Fundamental/MEC; Antonio Ibañez Ruiz – Secretário de Ensino Médio e Tecnológico/MEC; João Carlos Teatini – Secretário de Educação a Distância/MEC; Gastão Vieira – Deputado Federal e Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados; José Carlos Almeida da Silva – Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); Neroaldo Pontes de Azevedo – Vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Edla Soares – União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Paulo Speller – Presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Educação Superior (Andifes); Clélia Brandão Alvarenga Craveira – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). 
 
9h às 12h – Mesa-redonda: “Um Olhar Panorâmico sobre as Políticas de Avaliação da Educação no Brasil”- Julio Jacobo – Unesco/PE; Nildo Ouriques – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Maria Tereza Leitão – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Felipe Maia – Presidente da União Nacional de Estudantes (UNE). 
Moderadores: Otaviano Helene (Inep) e José Marcelino de Rezende (Inep).  
 
14h às 17h – Mesa-redonda: “A Avaliação da Educação Superior”- Ivan Valente – Deputado Federal da Comissão de Educação da Câmara Federal; José Dias Sobrinho – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Hélgio Trindade – Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Rodolfo Joaquim Pinto – Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Educação Superior (Andifes); Vera Jacob Chaves – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/Sindicato).  
Moderadores: Carlos Antunes (SESu) e Luiz Araújo (Inep)  
 
Dia 8 (terça-feira) 
 
9h às 12h –
Mesa-redonda: “Avaliação do Ensino Fundamental” – Carlos Augusto Abicalil – Deputado Federal da Comissão de Educação da Câmara Federal; Sandra Zákia de Souza – Universidade de São Paulo (USP); Manoel Palácios – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Edla Soares – União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). 
Moderadores: Maria José Feres (SEF) e Carlos Henrique Ferreira de Araújo (Inep)  
 
14h às 17h – Mesa-redonda: “Avaliação do Ensino Médio” – Eliana Maria França Carneiro – Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Fernando Dagnoni – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp); Heraldo Marelim Vianna – Fundação Carlos Chagas; Igor Bruno Pereira – Presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes). 
Moderadores: Antônio Ibañez Ruiz (Semtec) e Dirce Gomes (Inep)  
 
17h – Apresentação de relatório e encerramento – Otaviano Helene – Presidente do Inep e Solange Aguirre – Chefe de gabinete do Inep.  
 
 
 
 
 

Menu de acessibilidade