Selecionadas 18 obras para a alfabetização de jovens e adultos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Diário Oficial da União de sexta-feira, 19, traz o resultado da avaliação das 18 obras didáticas que vão entrar no catálogo de livros do Programa Nacional do Livro Didático para Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA 2008), do programa Brasil Alfabetizado.  
 
De acordo com a coordenadora-geral dos Programas do Livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sonia Schwartz, a escolha dos livros e as etapas seguintes (negociação, produção e distribuição) estão previstas para começar a partir de fevereiro de 2008, “em função do calendário escolar dos alunos jovens e adultos, que é diferente do calendário do estudante de ensino regular”, disse. Na próxima etapa, as instituições devem escolher os livros que melhor se identifiquem com o programa do ensino adotado nas suas salas de aula. A exemplo dos outros programas do livro executados pelo FNDE, a escolha será via Internet pelo sítio www.fnde.gov.br.  
 
Para que os 18 títulos efetivamente participem do PNLA 2008, é necessário que o FNDE, responsável pela execução do programa, negocie e compre as obras dos detentores de direitos autorais após a escolha dos professores. Depois disso, seguem-se a produção pelas editoras e a expedição dos livros pelos Correios.  
 
PNLA – Criado em 24 de abril deste ano como uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o PNLA visa distribuir livros didáticos adequados aos estudantes com mais de 15 anos (jovens e adultos) que não tiveram oportunidade de estudar no período regular e que estão matriculados no Brasil Alfabetizado, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). Podem ser parceiros, estados, Distrito Federal, municípios, entidades da sociedade civil organizada e instituições de ensino superior. Os parceiros beneficiados, o alunado e os coordenadores de turmas devem estar cadastrados em http://portal.mec.gov.br/secad.

Os objetivos do programa são dar cumprimento ao Plano Nacional de Educação – que determina a erradicação do analfabetismo e o progressivo atendimento a jovens e adultos no primeiro segmento de educação de jovens e adultos até 2011 – e promover ações de inclusão social, ampliando as oportunidades educacionais desse alunado e estabelecer um programa nacional de fornecimento de livro didático adequado ao público da alfabetização de jovens e adultos como um recurso básico no processo de ensino e aprendizagem.  
 
Confira aqui os títulos escolhidos. 

Menu de acessibilidade