Vans culturais itinerantes terão obras do PNLD

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, participou na terça-feira, 27 de agosto, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), da apresentação de duas vans do MovCEU — equipamento cultural itinerante. Os veículos terão obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que disponibiliza obras didáticas, pedagógicas e literárias para escolas públicas de todo o País.

Na ocasião o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, entregaram as vans que irão atender a população dos municípios de Goiás Velho e Cavalcante, no estado de Goiás.

“Acompanhei parte da programação do 1º Encontro de Gestores dos MovCEU, projeto de van itinerante que circula por cidades brasileiras com menos de 20 mil habitantes. As unidades móveis levam livros do nosso PNLD Literário. As vans também têm estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, palco montável, projetor e telão, além de recursos para apresentações, cinema ao ar livre e oficinas culturais”, ressaltou Camilo Santana.

O projeto MovCEU é uma das modalidades do programa federal Territórios da Cultura, criado para levar arte a pequenas cidades, assentamentos rurais e populações tradicionais em territórios afastados dos centros urbanos ou em áreas periféricas. Nessa fase, um total de 36 vans serão entregues a 23 municípios.

PNLD – O Programa Nacional do Livro e do Material Didático é a política pública educacional brasileira mais antiga, criada em 1937 como Instituto Nacional do Livro. Em 1985, foi renomeada como Programa Nacional do Livro Didático. O PNLD avalia e disponibiliza obras didáticas, pedagógicas e literárias (entre outros materiais de apoio à prática educativa) de forma sistemática, regular e gratuita às escolas públicas de educação básica das redes federais, estaduais, municipais e distritais, bem como às instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público. O MEC, em cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publica editais referentes aos processos de aquisição de materiais didáticos para atendimento das etapas de educação básica, de forma alternada.

Menu de acessibilidade