No episódio do Podcast do PublishNews desta semana, conversamos com Ricardo Tavares, diretor-geral da FTD Educação, referência nacional no mercado de livros didáticos, literatura e soluções educacionais – e empresa que retornou a lista de 50 maiores editoras do mundo, segundo o Global 50 Publishing Ranking 2023.
Tavares está na FTD desde 2013, e detalhou na entrevista algumas das estratégias para o crescimento da empresa, que hoje tem cerca de 1,7 mil funcionários. Além do material didático propriamente editorial, ou seja, o livro, os investimentos passam pelos sistemas de ensino, ambientes de aprendizagem, metodologias ativas, soluções de gestão escolar e acadêmica, entre outros.
“Estar no ranking é sensacional, mas a gente não trabalha mirando nesse reconhecimento, ele acontece naturalmente”, diz Ricardo. “A FTD fez 122 anos em março, sempre com alvo nas escolas, que é a nossa vocação. Nosso trabalho é focado na melhoria da educação. Passamos por um processo bastante robusto entre 2018 e 2019 para a transformação digital, com outras mídias além do impresso, que obviamente continua muito importante para nós”, explicou o diretor no podcast.
Entre os motivos para o crescimento, ele também aponta que a pandemia potencializou as necessidades digitais, e em 2022 a FTD lançou o primeiro Open Innovation de edtechs, no qual se inscreveram 158 empresas. Parcerias e aquisições foram feitas, e hoje 17 edtechs estão internalizadas na FTD, compondo o ecossistema da empresa.
A métrica do ano comercial da editora é de julho a junho, por conta do volta às aulas: neste ciclo que se fecha agora em junho 2024, a receita da FTD, segundo o diretor, vai se aproximar da R$ 1,5 bilhão.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.