Podcast do PublishNews – Uma entrevista com Ricardo Tavares, diretor-geral da FTD Educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No episódio do Podcast do PublishNews desta semana, conversamos com Ricardo Tavares, diretor-geral da FTD Educação, referência nacional no mercado de livros didáticos, literatura e soluções educacionais – e empresa que retornou a lista de 50 maiores editoras do mundo, segundo o Global 50 Publishing Ranking 2023.

Tavares está na FTD desde 2013, e detalhou na entrevista algumas das estratégias para o crescimento da empresa, que hoje tem cerca de 1,7 mil funcionários. Além do material didático propriamente editorial, ou seja, o livro, os investimentos passam pelos sistemas de ensino, ambientes de aprendizagem, metodologias ativas, soluções de gestão escolar e acadêmica, entre outros.

“Estar no ranking é sensacional, mas a gente não trabalha mirando nesse reconhecimento, ele acontece naturalmente”, diz Ricardo. “A FTD fez 122 anos em março, sempre com alvo nas escolas, que é a nossa vocação. Nosso trabalho é focado na melhoria da educação. Passamos por um processo bastante robusto entre 2018 e 2019 para a transformação digital, com outras mídias além do impresso, que obviamente continua muito importante para nós”, explicou o diretor no podcast.

Entre os motivos para o crescimento, ele também aponta que a pandemia potencializou as necessidades digitais, e em 2022 a FTD lançou o primeiro Open Innovation de edtechs, no qual se inscreveram 158 empresas. Parcerias e aquisições foram feitas, e hoje 17 edtechs estão internalizadas na FTD, compondo o ecossistema da empresa.

A métrica do ano comercial da editora é de julho a junho, por conta do volta às aulas: neste ciclo que se fecha agora em junho 2024, a receita da FTD, segundo o diretor, vai se aproximar da R$ 1,5 bilhão.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Menu de acessibilidade