Os mais recentes resultados do estudo Progress International Reading Literacy (PIRL), que analisa e compara as competências de leitura en colégios de ensino primário, apontam que as garotas são melhores leitoras do que seus companheiros de sala. Outro aspecto interessante da pesquisa – e que vale para todos -descobriu que aqueles que têm acesso a um ambiente educativo antes de entrarem na escola desenvolvem melhores competências literárias. Sendo assim, os jogos lúdicos conduzidos pelos pais e o contato desde cedo com os livros aumentam as chances de que as crianças sejam bons leitores
Realizado pela Associação Internacional para a Avaliação de Desempenhos Educativos (IEA, para a sigla em inglês), o estudo corresponde à segunda parte de um projeto que teve início em 2001 e cujo objetivo é chegar a conclusões sobre as tendências de desenvolvimento em competências de leitura. O projeto não só enfoca examinar o desempenho individual dos alunos, mas também enfoca fatores como as condições estruturais da escola.
Para saber mais, acesse: http://www.iea.nl/pirls2006.html