2º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos quer aprofundar discussões com práticas de mercado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um encontro de diversos personagens da cadeia do livro para resultar em boas práticas e em novas ideias, gerar conversas com repercussões duradouras e aproveitar a oportunidade para o networking: é o que propõe o 2º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, realizado pela Câmara Brasileira do Livro com diversos parceiros, em Atibaia – começando nesta quarta-feira (02/08) e indo até a sexta (04/08). Os ingressos estão esgotados: são 330 participantes inscritos, um público 17% maior do que no ano passado.

Entre os temas que serão discutidos nas 23 mesas elaboradas pela curadora Cassia Carrenho, estão questões prementes como reforma tributária e Lei Cortez, mas também discussões mais voltadas para a prática de mercado – de como produzir um audiolivro a como inscrever obras no PNLD Literário.

“A ideia da curadoria foi trazer a prática e a realidade do mercado”, explica a curadora. “A ideia é ter as mesas de debates, sobre políticas públicas e conceitos (como inteligência artificial e lei do preço fixo). Mas quis dar um passo além: espero que cada pessoa saia com uma ideia para colocar em prática”.

A experiência de Cassia como sócia da LabPub contribui para esse direcionamento. “A ideia foi trazer profissionais que estão na área também como professores. Então, por exemplo, em vez de ter uma mesa sobre a importância dos metadados (que espero que todo mundo já saiba), vamos falar sobre as principais boas práticas de metadados para que o livro venda mais. Audiolivro, mesma coisa… queremos uma experiência de workshop: como pegar o livro físico e dar o primeiro passo para fazer o audiolivro”, comenta.

A partir da pesquisa realizada com os participantes na edição anterior do Encontro, a CBL propôs algumas alterações, como deixar mais espaços na programação para o networking, e dar esse direcionamento mais prático a questões diversas, como o PoD.

“Na minha visão, e conversando com o Julian [Sandell, Global Business Development Manager da Ingram, que vai participar de forma remota], o mercado brasileiro ainda é imaturo com o PoD”, explica Cassia. “Pensamos ainda apenas como forma de impressão, mas não enxergamos ainda como oportunidade de distribuição. EUA já teve esse entendimento, outros países grandes têm”. Aproveitar a presença de diversos elos da cadeia do livro no encontro – como livreiros e gráficos – é um dos objetivos dessa e de outras conversas, diz a curadora.

Outra convidada internacional será Mel Griffin, proprietária da Griffin Books, livraria independente vencedora do British Book Award. “Quis trazer uma livraria que ganhou o prêmio, mas é no País de Gales… A ideia é ela falar como começou, quais foram os passos… principalmente porque estamos notando um boom de livrarias independentes, mas como isso fica viável a longo prazo?”, afirma a curadora.

Para a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Sevani Matos, o Encontro também é um bom momento para discutir os assuntos que atravessam toda a cadeia de produção e comercialização do livro. “Na correria do dia a dia, às vezes é difícil encontrar colegas de mercado, representantes de entidades, para estarmos juntos”, explica. “Esta é uma oportunidade, por exemplo, de levantar assuntos que estão mais latentes em uma entidade do que em outra”, analisa (veja abaixo a lista de entidades e patrocinadores do evento).

A mesa de abertura, na quarta-feira (2), às 14h30, pretende apresentar o resultado do trabalho das entidades em Brasília pela manutenção da isenção fiscal do livro na reforma tributária. “Desde março, nós fizemos um trabalho intenso, contínuo, fomos todas as semanas a gabinetes, falar com deputados e senadores”, explica Sevani. “Também discutimos Lei Cortez, trabalhamos para conseguir as assinaturas para que o projeto fosse desarquivado, fizemos esse trabalho e conseguimos as assinaturas. Nessa mesa, vamos discutir esses detalhes e explicar a questão da imunidade, a criação da CBS (novo imposto que substituirá o PIS e Cofins) e abrir para perguntas, esse assunto gera muitas dúvidas. Mas a imunidade está garantida, estamos bastante otimistas”.

A CBL já começou também a organizar o próximo Encontro, a ser realizado em 2024.

Este ano, o Encontro – que será realizado no no Tauá Resort & Convention – conta com o patrocínio Ouro da Skeelo e patrocínio Prata da BookWire, da Sylvamo com a Chambril, da MVB e da Meta com a Um Livro. O Publishnews estará presente como mídia oficial.

O evento também tem o apoio das principais entidades do livro:

  • Associação Brasileira de Difusão de Livros (ABDL)
  • Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU)
  • Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional do Estado de São Paulo (Abigraf-SP)
  • Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros)
  • Associação Nacional de Livrarias (ANL)
  • International Publishers Association (IPA)
  • Liga Brasileira de Editoras (Libre)
  • Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf)
  • Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL
  • Bem como da Two Sides Brasil, além do apoio institucional da Centauro, Distribuidora Curitiba, Distribuidora Loyola, Gráfica Viena, Editora Online, RX Brasil e das Editoras SESC e SENAC.

Bem como da Two Sides Brasil, além do apoio institucional da Centauro, Distribuidora Curitiba, Distribuidora Loyola, Gráfica Viena, Editora Online, RX Brasil e das Editoras SESC e SENAC.

Outra novidade é que a CBL em parceria com a ANL, está levando diversas livrarias ao evento, como a Casa Vamos Ler, Vozes, Letraviva, Paulinas, Disal, Saber e Ler/KRAUSS Editora, Vitrola, Escola/Aeromix, Drummond Livraria e Zamboni Books.

Veja a programação completa do 2º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos:

02/08

Sala São Paulo
14h30 – Reforma Tributária: como funciona e perspectivas
Participantes: Aline Maina (Sócia na Patri), Dante Cid (Presidente do SNEL), Sevani Matos (Presidente da CBL) e Ângelo Xavier (Presidente da Abrelivros)
Mediação: Ruan de Sousa Gabriel (Repórter do jornal O GLOBO)

Sala Skeelo
15h40 – Marketing de comunidade: como construir uma comunidade em torno de uma marca
Participante: Marcílio Augusto Lara (Consultor de Comunidades de Marca da Comuh.co)

Sala São Paulo
15h40 – Ingram Print on demand: o que podemos aprender com a experiência de mercados já desenvolvidos? – PARTICIPAÇÃO VIRTUAL
Participante: Julian Sandell (Global Business Development Manager da Ingram)
Mediação: Simei Jr (Head of PoD da Bookwire)

Sala São Paulo
17h10 – Assim caminha a Lei Cortez: atualizações e importância para os vários setores editoriais
Participantes: Sevani Matos (Presidente da CBL), Patrícia Mara Amorim (Presidente da ABDL) e João Scortecci (Presidente da ABRIGRAF-SP) e Tomaz Adour (Presidente da LIBRE)
Mediação: Leonardo Neto (Jornalista)

Sala São Paulo
18h20 – Como será a Lei Cortez na prática?
Participantes: Alexandre Martins Fontes (Diretor-Executivo da Editora WMF Martins Fontes e da Livraria Martins Fontes Paulista) e Marcos Pereira da Veiga (Presidente da Editora Sextante)
Mediação: Talita Facchini (Editora-assistente do PublishNews)

03/08

Sala Skeelo
10h – Modelos de negócios digitais: formatos, previsão de ganho, mercado e novas tecnologias
Participante: Camila Cabete (Head of Content da Árvore)

Sala São Paulo
10h – Griffin Books: a livraria independente vencedora do British Book Award – PARTICIPAÇÃO VIRTUAL
Participante: Mel Griffin (Proprietária da Livraria Griffin Books)
Mediação: Maria Fernanda Rodrigues (Jornalista e colunista do Estadão)

Sala São Paulo
11h30 – Inteligência Artificial: as soluções para um editor de livros – PARTICIPAÇÃO VIRTUAL
Participante: Peter Schoppert (Diretor da Nus Press)

Sala São Paulo
12h30 – Inteligência Artificial: o impacto e os limites na produção de conteúdo
Participantes: Fernando Tavares (Sócio-fundador da Booknando e Volyo Audiobooks), Frederico Flores (Fundador da ScaleUp) e Marcelo Gioia (Managing Director da Bookwire Brasil)
Mediação: Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil)

Sala Skeelo
15h – Audiobook: quais os processos e adaptações necessárias para transformar seu livro físico em audiobook
Participante: Antonio Hermida (Head of Audio da Bookwire)

Sala São Paulo
15h – Gestão de equipes: como montar e gerir uma equipe de alta performance
Participante: Daniela Senador (Consultora Editorial na Daniela Senador Inteligência em Negócios)

Sala Skeelo
16h10 – Metadados: tipos e melhores práticas para que seu livro venda mais
Participantes: Cristiane Martins (Gerente de Produto da MVB Brasil) e Priscila Xavier (Analista de Suporte Sênior da MVB Brasil)

Sala São Paulo
16h10 – PNLD Literário: como atender ao edital e formatar um livro para participar do programa
Participante: Carla Bettelli (Consultora PNLD Literário na Balão Editorial)

Sala Skeelo
17h40 – Papel e impressão: aprenda a escolher os que trarão melhor resultado para seu livro
Participante: Luis Felipe Cunha (Consultor gráfico e professor da Universidade Paulista)

Sala São Paulo
17h40 – Como potencializar as vendas produzindo conteúdo a partir dos livros
Participante: Luciana Frachetta (Cofundadora e diretora de comunicação da Antofágica)

04/08

Sala São Paulo
9h – Tecnologia e inovação gráfica a serviço do mercado editorial
Participantes: Fabio Gabriel dos Santos (Vice Presidente da ABIGRAF-SP e Diretor da Leograf Gráfica e Editora), Philipp Fries (Gerente de Produtos da Heidelberg do Brasil) e Wellington da Silva Rehder (Diretor da ABIGRAF-SP e da Viena Gráfica e Editora)
Mediação: João Scortecci (Presidente da ABIGRAF-SP e do Grupo Editorial Scortecci).

Sala São Paulo
10h – Produção limpa: estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos editoriais
Participantes: Jorge Pedro de Castro Stein (Gerente Técnico da Posigraf) e Luciano Monteiro (Diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo Educacional Santillana e vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro)
Mediação: Guilherme Sobota (PublishNews)

Sala Skeelo
10h – Conteúdos fragmentados: como entregar histórias para o celular
Participante: André Palme (Chief Marketing & Content Officer da Skeelo)

Sala São Paulo
11h10 – Livros censurados pelo mundo
Participantes: Gustavo Martins de Almeida (Advogado e conselheiro jurídico do SNEL) e Luciana Borges (Diretora Comercial do Grupo Companhia das Letras)
Mediação: Walter Porto (Editor de Livros da Folha de São Paulo)

Sala Skeelo
11h10 – O que dizem as pesquisas: os números para além das manchetes
Participantes: Mariana Bueno (Economista da Nielsen BookData) e Ismael Borges (Territory Manager – Brazil na Nielsen BookData)

Sala São Paulo
12h20 – O poder de transformação do livro: como o mercado editorial pode ser agente de incentivo à leitura, educação e mudança social
Participantes: Paulo César Marciano (Fundador da Editora Gráfica Heliópolis), Fabíola Farias (Leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do CEFET/MG) e Laura Daviña (Parquinho Gráfico – Casa do Povo)
Mediação: Amara Moira (Professora de Literatura da Descomplica)

Sala Skeelo
12h20 – Inovação para o Mercado Editorial: tendências e tecnologias que impulsionam a indústria do livro
Participantes: Anselmo José Bortolin (CEO da UmLivro), Marcio Uva (Consultor gráfico) e André Palme (Chief Marketing & Content Officer da Skeelo)
Mediação: Fernanda Garcia (Diretoria Executiva da CBL)

* A programação está sujeita a alterações ou adaptações

Publicado por Publishnews em 01/08/2023.

Menu de acessibilidade