OMQF reúne 10 mil estudantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Agência FAPESP – Dez mil alunos do ensino médio, de 120 escolas públicas do estado de São Paulo, participaram da 3ª Olimpíada de Matemática, Química e Física (OMQF), promovida pelo Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP.  
 
Nesta edição, participaram escolas de 57 municípios. O número de participantes aumentou em mais de cinco vezes em relação à edição anterior. “Um dos motivos para o crescimento foi atribuído ao sucesso da 2ª OMQF, que premiou 110 estudantes”, disse Antonio Hernandes, diretor de difusão do CMDMC e organizador do evento.  
 
“Com finalidade estritamente educacional, a olimpíada objetiva incentivar o ingresso de jovens nas áreas científicas e tecnológicas, contribuir para a integração das escolas públicas com a universidade e despertar o interesse dos alunos pela atividade universitária”, disse Élson Longo, diretor-geral do CMDMC e professor do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista.  
 
Segundo os organizadores, a 3ª OMQF consistiu de uma prova composta por 30 questões de física, química e matemática, com perguntas que adotaram como base o conteúdo didático do ensino médio e dos vestibulares mais tradicionais de São Paulo. A equipe de difusão do CMDMC foi a responsável pela elaboração das questões.  
 
A premiação será realizada no dia 15 de setembro, no Anfiteatro Jorge Caron, no campus de São Carlos da Universidade de São Paulo. Serão premiados o melhor aluno de cada escola inscrita e os três melhores desempenhos na classificação geral.  
 
Como prêmio serão oferecidos livros e pratos de cerâmica com filetes de ouro. Serão sorteadas duas passagens aéreas (aluno e professor), para os melhores classificados.  
 
Mais informações: www.cmdmc.com.br

Menu de acessibilidade