Desafios de ser um professor no Brasil é tema de série de reportagens da Folha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Após dois anos de escolas fechadas e uma onda de ameaças e ataques sem precedente às unidades de ensino, ser professor no Brasil se tornou ainda mais desafiador. As causas e consequências dessas dificuldades serão tema de uma nova série da Folha.

Serão duas reportagens sobre o tema a cada semana, sempre publicadas na página especial Educação: Missão Professor. Os textos são exclusivos para assinantes. A estreia será na próxima quarta (10).

O fechamento das escolas por causa da pandemia de coronavírus resultou em uma queda de aprendizado dos alunos de escolas públicas e privadas em todas as etapas da educação básica, mostraram os resultados da mais recente avaliação federal realizada em todo o país, de 2021.

Além disso, a violência registrada em escolas deu um salto nos últimos anos. Desde agosto, a média de ataques a instituições de ensino no país é superior a uma por mês, segundo levantamento feito por um grupo que reúne pesquisadores da Unicamp e da Unesp. Para comparação, nos 20 anos anteriores, de 2002 até julho de 2022, a média era de pouco mais de um ataque a cada dois anos.

Por isso, a reportagem procurou especialistas e pessoas que atuam em sala de aula para discutir sobre o presente e o futuro de uma das profissões mais importantes para o país e as respectivas transformações necessárias para mudar esta realidade.

A série “Educação: Missão Professor” mostrará as consequências dessa crescente violência, as condições de trabalho e salário dos docentes pelo país e as políticas públicas educacionais que impactam o trabalho em sala de aula, como a ampliação das matrículas em tempo integral e o novo ensino médio.

Você é professor? É um profissional da área? Se interessa pela qualidade do ensino e o desenvolvimento do nosso país? Então não perca esta série de reportagens exclusivas e faça também sugestões de temas a serem abordados pela Folha.

Além disso, o jornal quer ouvir a sua opinião. Os leitores podem preencher um rápido questionário e receber, em primeira mão, o teaser da primeira reportagem.

Educação no Brasil

Publicado por Isabela Palhares – Folha de S.Paulo em 08/05/2023.

Menu de acessibilidade