Nova presidente da CBL, Sevani Matos se mostra otimista em relação ao crescimento do mercado em 2023

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A nova presidente da Câmara Brasileira do Livro, Sevani Matos, se mostrou otimista em relação a um crescimento do mercado editorial brasileiro em 2023 em uma entrevista ao Papo CBL, podcast da entidade. Ela se mostrou confiante com a abertura de 100 novas livrarias no país, desde 2021, de acordo com levantamento da Associação Nacional de Livrarias (ANL), bem como os números apontados pelas principais pesquisas.

Por outro lado, há ainda uma preocupação com a questão tributária. “Levando em consideração que temos novos governos e uma nova composição do Congresso Nacional, há assuntos bastante importantes. É importantíssima a questão da tributação, precisamos manter a imunidade tributária do livro”, afirmou. “A não tributação do livro é uma prática internacional, e no Brasil a imunidade existe há oito décadas. Partimos do princípio que o livro é uma ferramenta de difusão de conhecimento, de cultura. Não faz sentido tributar o livro”. Ela disse que a Câmara está atenta e trabalhando na questão.

Sevani abordou ainda a importância da lei do preço fixo e garante que o tema estará na pauta de trabalho durante seu mandato. “Todas as entidades do livro estão juntas neste processo”, afirma. “Discutimos esse assunto em diversos eventos, e para 2023 a Câmara não vai medir esforços para acompanhar tudo isso”.

A nova presidente pretende fazer retomar ao Brasil o evento internacional PublisHer, voltado para as profissionais mulheres do mercado editorial. O PublisHer foi criado em 2019 para capacitar mulheres para o mercado do livro e também debater as questões de gênero no segmento. A primeira edição do evento no Brasil foi realizada em julho de 2022.

Outras novidades devem ser anunciadas em breve. “Estamos trabalhando para viabilizar novamente o Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, já temos uma comissão para a próxima Bienal do Livro, no Jabuti também já começamos a falar sobre curadoria. Além disso, a CBL participa das feiras internacionais, por meio do Brazilian Publishers, estaremos presentes na Bienal do Rio, junto ao SNEL. Aos poucos, vamos compartilhando as novidades com vocês”.

O Papo CBL tem periodicidade mensal e duração de pouco mais de 10 minutos. O podcast, disponível nos principais agregadores de conteúdo em áudio, aborda temas do mercado livreiro, debatendo maneiras de ampliar o acesso da população à leitura no país.

Publicado por PUBLISHNEWS em 28/03/2023.

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