2ª edição do Prêmio Vivaleitura 2007

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2007 começam na segunda-feira, dia 23 de abril, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 9 de julho. O lançamento da premiação será realizado na mesma data, no Escritório Regional da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em Brasília (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Conjunto A, Bloco C, sala 919), com café da manhã para a imprensa, às 8h30. 
 
Iniciativa dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e da OEI, o prêmio, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências relacionadas à leitura. A ação tem execução e patrocínio da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). 
 
O prêmio nasceu da intenção de dar continuidade à mobilização pró-leitura empreendida durante o Ano Ibero-americano da Leitura – 2005, o Vivaleitura. A iniciativa tem duração inicial prevista para dez anos (2006-2016) e é a maior premiação individual para fomento à leitura no país. 
 
Na sua primeira edição, em 2006, o Prêmio Vivaleitura recebeu 3.031 inscrições de todo o Brasil. Os vencedores foram o projeto Jegue-Livro, implementado em Alto Alegre do Pindaré, no interior do Maranhão; o projeto Cordel: Rimas que Encantam, desenvolvido em São Gonçalo do Amarante, interior do Ceará; e Liberdade pela Escrita, programa que leva literatura a um presídio feminino de Porto Alegre. 
 
 
Inscrições  
 
As inscrições podem ser feitas, até o dia 9 de julho, pela Internet ( www.premiovivaleitura.org.br ) ou por meio de envio de carta registrada, com aviso de recebimento, endereçada a: Prêmio Vivaleitura, Caixa Postal 710377, CEP 03410-970, São Paulo – SP.  
 
Poderão concorrer ao prêmio instituições, órgãos e pessoas físicas. Os trabalhos podem ser inscritos em três categorias: (1) bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) escolas públicas e privadas; e (3) sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. Na categoria ’Sociedade’, uma menção honrosa será atribuída a projetos de empresas.  
 
Para a fase final da premiação, serão selecionados cinco projetos de cada categoria, de acordo com critérios como originalidade, dinamismo da ação na construção da cidadania, recursos utilizados, pertinência da ação desenvolvida com a comunidade, abrangência, duração e resultados alcançados, entre outros. A fase final do julgamento será realizada por uma comissão avaliadora composta por profissionais da área de leitura e sociedade.  
 
Os finalistas serão anunciados em setembro e a premiação está prevista para acontecer no dia 30 de outubro, em Brasília. Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio de R$ 25 mil. 
 
 
Informações: 0800-7700987 (ligações gratuitas).

Menu de acessibilidade