Boletim PNLL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Encontro debate propostas para o PNLL 
 
O Conselho Diretivo e o Comitê Executivo do PNLL esteve reunido no Rio de Janeiro no final de maio, na Casa da Leitura/Proler, para debater propostas de ação para o PNLL a serem realizadas em 2007. Entre os temas discutidos, a busca de um consenso metodológico na formação de mediadores de leitura, o plano de implantação da rede de bibliotecas de acesso público e o desenvolvimento de ações sistêmicas para a divulgação de autores nacionais e da língua portuguesa. Também foram analisadas propostas para a divulgação do PNLL, principalmente na América Latina. 
 
Escritores fazem propostas para democratizar a leitura 
 
Em encontro entre escritores e o secretário-executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, no Itaú Cultural, foram apresentadas e discutidas propostas para a democratização do acesso aos livros e à literatura: Caravanas de Autores, Jornadas Literárias e a criação de um Fundo Nacional pela Literatura, o Livro, a Leitura e as Bibliotecas. O documento com as propostas dos autores, já entregue ao Ministro Gilberto Gil em novembro de 2004, foi entregue a Castilho na ocasião. Nele, propõem-se também a realização de um senso literário para mapear a produção e a formação de um acervo livre de direitos autorais, para democratizar o acesso ao conhecimento. Os escritores contam com um representante no Conselho Diretivo do PNLL e têm assento na Câmara Setorial do Livro, Literatura e Leitura fazendo parte ativa deste processo. 
 
Salão Nacional de Poesia – Campoesia 
 
Em Campo Largo, no Paraná, um painel de discussão sobre a arte poética brasileira aproxima artistas e público. O Salão Nacional de Poesia, que integra o Eixo 3 (Valorização da Leitura e Comunicação) do PNLL, acontece em setembro e oferece, além de palestras e oficinas literárias, atividades culturais como performances, recitais, varal de poesias, poesia circular, narração de histórias, teatro, filmes, músicas, danças, lançamentos de livros e exposições. O Campoesia, como o salão é conhecido, tem aumentado o interesse pela leitura e a freqüência de usuários da Biblioteca Pública Municipal de Campo Largo. Para mais informações, clique aqui
 
Samuel Pinheiro Guimarães vence o Juca Pato 
 
Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral do Itamaraty, é o vencedor do Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano de 2006. outorgado pela UBE (União Brasileira de Escritores). Candidato único, o embaixador receberá o troféu pelo seu livro Desafios brasileiros na era dos gigantes. Segundo o jornal Folha de S. Paulo (acesso restrito), a inscrição de Pinheiro Guimarães “foi assinada por mais de 30 membros da UBE, entre eles Lygia Fagundes Telles, Anna Maria Martins, Milton Godoy Campos e Audálio Dantas”. 
 
Ainda há vagas para a 12ª Jornada Nacional de Literatura 
 
Em apenas 28 minutos, no último dia 4 de junho, as 4,5 mil vagas para a 12ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, foram preenchidas. Mas como muitos ainda não confirmaram a sua inscrição por meio do pagamento bancário, ainda é possível participar da Jornada propriamente dita, dos debates, das conferências, dos shows musicais, dos espetáculos teatrais e das exposições. Mais informações no site wwww.jornadadeliteratura.upf.br
 
Biblioteca virtual paulista 
 
Acesso a dados sobre educação, saúde, emprego e tópicos sobre os direitos das crianças, dos portadores de necessidades especiais e da terceira idade. Este é apenas um dos aspectos da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo, que integra o Eixo 1 (Democratização do acesso) do PNLL. O site do projeto também permite acesso às bases de legislação estadual, federal e de municípios paulistas; resoluções de Secretarias e órgãos públicos estaduais; informações sobre o sistema de compras e outros serviços públicos; textos sobre os aspectos históricos, geográficos e turísticos de São Paulo; e orientação de pesquisa escolar. Para conhecer a Biblioteca Virtual, clique aqui
 
Prêmio VivaLeitura 2007 em Belo Horizonte 
 
Durante a reunião de apresentação do 8º Salão do Livro e Encontro de Literatura de Belo Horizonte, o secretário-executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, falou sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura e o Prêmio VivaLeitura. O eventou contou também com a presença de Maria Antonieta Cunha, secretária Municipal de Cultura, e de representantes da OEI e da Fundação Santillana. As inscrições para o Prêmio VivaLeitura 2007 podem ser feitas pela Internet ou via postal (carta registrada, com aviso de recebimento, endereçada a: Prêmio Vivaleitura, Caixa Postal 710377, CEP 03410-970, São Paulo – SP). O prazo encerra no dia 9 de julho. Os trabalhos podem ser inscritos em três categorias: bibliotecas (públicas, privadas e comunitárias); escolas (públicas e privadas); e sociedade (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Em cada categoria, os vencedores receberão R$ 25 mil. 
 
Programação on-line do Salão de BH 
 
O 8º Salão do Livro e Encontro de Literatura de Belo Horizonte ocorrerá de 14 a 24 de junho na Serraria Souza Pinto. O tema este ano é a literatura italiana, com uma série de mesas-redondas debatendo obras e autores deste país, tantos os clássicos quanto os expoentes contemporâneos. Para conferir a programação completa, acesse o site www.salaodolivro.com.br
 
Preparativos para a unificação ortográfica 
 
O Ministério da Educação aguarda a definição da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre a vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa para iniciar a modificação dos livros didáticos distribuídos nas redes públicas de educação básica. O objetivo do acordo é unificar a ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do Ocidente que tem duas grafias oficiais: a do Brasil e a de Portugal. 
 
I Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários 
 
Tem início nesta quarta, 13 de junho, o I Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários, em Uberaba (MG), na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O tema escolhido é Leitura, escrita e formação de professores. Entre as palestras, está a de Eliana Yunes, coordenadora geral da Cátedra UNESCO de Leitura / PUC-Rio, que será proferida no último dia do evento (15 de junho), às 13h30, e abordará o RELER: Rede de Estudos Avançados em Leitura. O Simpósio integra o Calendário Anual de Atividades e Eventos.
 
1.556 comunicações inscritas no 16º COLE 
 
Os organizadores do 16º COLE estão anunciando a inscrição de 1.556 comunicações. O evento acontece em Campinas, entre os dias 10 a 13 de julho e as inscrições continuam abertas, podendo ser efetuada pela Internet. Para congressistas vinculados ao PROLER, haverá uma reunião durante as atividades do COLE. 
 
Exposição no Rio de Janeiro apresenta a escrita indígena 
 
A exposição Tempos de Escrita, aberta no último dia 6 de junho no Rio de Janeiro, traz 20 painéis fotográficos que revelam a nova relação de 11 povos indígenas com a escrita. Segundo matéria no Portal do Mec, “todas as instituições participantes do Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind) foram convidadas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) a enviar registros fotográficos de suas experiências para a mostra”. A exposição pode ser conferida no Museu do Índio, entidade ligada à Fundação Nacional do Índio (Funai). 
 

Menu de acessibilidade