Boletim Livro e Leitura

Também foram discutidos os objetivos e prioridades do PNLL nessa fase de implantação, no contexto nacional de transição governamental nos níveis federal e estadual. Com a tônica do avanço institucional e político que foi a união do MinC e do MEC em torno do PNLL, os conselheiros enfatizaram a importância do cadastramento das ações nos quatro eixos do Plano, instrumento vital para planejamentos dos investimentos na área para os próximos anos. Realçou-se também a necessidade de dinamizar os recursos humanos na área do livro e da leitura, notadamente nas bibliotecas públicas, inclusive aquelas em fase de implantação no programa dirigido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN). A estruturação de financiamento do PNLL também faz parte dos objetivos de curto prazo, além de um plano de comunicação e o estabelecimento de um cronograma de atividades regionais em novembro, após o período eleitoral, sendo projetadas cinco videoconferências e um encontro do PNLL em Brasília na primeira quinzena de dezembro para entregar ao próximo Presidente da República propostas objetivas para o livro e a leitura. A próxima reunião do Conselho Diretivo será no dia 18 de setembro.  

Cultura entre frutas e legumes  
 
Um stand de livros em meio a barracas de frutas e legumes dentro do hortomercado COBAL, no Rio de Janeiro. Trata-se de um posto avançado da Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro para empréstimo gratuito de livros, conhecido como Feira-Livro que integra o Eixo 1 (Democratização do Acesso) do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). O acervo é composto por 1500 obras da literatura nacional e estrangeira, além de literatura infantil, infanto-juvenil e biografias.  

Uma cidade de livros em São Paulo  
 
Estimular o hábito da leitura de forma lúdica é o objetivo da Cidade do Livro que integra o Eixo 2 (Fomento à Leitura e Formação) do PNLL. Em uma área de dois mil metros quadrados com vários ambientes cenográficos, crianças de três a oito anos participam de uma viagem ao mundo dos livros com a ajuda de personagens da Cidade. O passeio tem início em uma livraria infantil, em que existe uma coleção de livros gigantes. Atividades estimulam o hábito da leitura e mostram que os livros não devem ficar esquecidos nas estantes.  

Bibliotecas escolares em foco  
 
O projeto Bibliotecas Escolares faz parte do Eixo 2 (Fomento à Leitura e Formação) do PNLL e consiste na elaboração de um estudo da situação das bibliotecas escolares de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México e Panamá. A partir daí, pretende-se criar um conjunto de recomendações técnicas para que sejam aplicadas pela totalidade dos países membros do CERLALC (Centro Regional para o Fomento ao Livro na América Latina e Caribe). Desta forma, o CERLALC pretende conscientizar os países sobre a contribuição das bibliotecas escolares para a qualidade da educação e, também, reconhecer as experiências bem sucedidas nessa área.    

Finalistas do Prêmio VivaLeitura serão conhecidos em outubro  
 
No mês que vem, o Comitê do Prêmio VivaLeitura divulga seus 15 finalistas, cinco por categoria. Trata-se de uma iniciativa inédita do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI ) que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Concorrem 3.030 projetos divididos em três categorias: 161 do item bibliotecas públicas e privadas; 1.350 na categoria escolas públicas e privadas; e 1.519 de universidades, instituições da sociedade civil e pessoas físicas. Os vencedores de cada categoria receberão R$ 25 mil.  
 
Divulgada a lista do PNBE 2006  
 
O Ministério da Educação divulgou no Diário Oficial da União do dia 1º de setembro a lista das obras que integrarão o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2006. Devido à recente ampliação do ensino fundamental para nove anos, serão consideradas as escolas que oferecem classes entre o sexto e nono ano do ensino fundamental, ou seja, da 5ª à 8ª série. Ao todo, serão beneficiadas 46.700 escolas com aproximadamente 14 milhões de alunos nessa faixa escolar, de acordo com o censo escolar elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Os acervos são destinados às bibliotecas escolares e devem ser utilizados em sala de aula. Clique e confira a lista completa.  
 
FNDE compra 102,5 milhões de livros didáticos para 2007  
 
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) vai adquirir 102,5 milhões de livros de alfabetização e das disciplinas de português, matemática, ciências, história e geografia. Os livros didáticos serão distribuídos aos 28,7 milhões de alunos das redes públicas de ensino fundamental até o início do ano letivo de 2007. O processo de negociação envolveu 15 editoras que detêm os direitos autorais das obras a serem compradas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).  
 
Biblioteca Nacional atualiza informações para CERLALC  
 
Em agosto, a Biblioteca Nacional atualizou as informações dos títulos brasileiros publicados entre 2003 e 2006 para a base de dados gerenciada pelo Centro Regional do Livro para América Latina e Caribe (CERLALC). A iniciativa faz parte do “Projeto RILVI – Repertório Latino-Americano de Livros em Venda” cujo objetivo é fornecer dados detalhados sobre a oferta do mercado editorial ibero-americano. Como parte da iniciativa, em julho, foi realizado no Panamá uma reunião com as Agências ISBN (Internacional Standard Book Number) da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, para definição dos novos formulários de cadastramento e solicitação de ISBN. O Brasil foi representado por Andréa Coelho, chefe da Agência Brasileira do ISBN e Mônica Rizzo Soares Pinto, coordenadora de Serviços Bibliográficos, que apresentou uma palestra sobre o “Depósito Legal no Brasil e a Bibliografia Brasileira”.  
 
ABL oferece visita guiada  
 
A Academia Brasileira de Letras (ABL) está de portas abertas aos visitantes. Há uma série de atividades e serviços como a visita guiada pela sede da Avenida Presidente Wilson – uma réplica do Petit Trianon, pavilhão de caça de Maria Antonieta, em Versalhes, na França. No Centro Cultural, há uma exposição permanente sobre a vida e a obra do fundador da ABL, Machado de Assis. O visitante encontra exemplares do mobiliário e objetos pessoais que faziam parte do sobrado em que viveram Machado e sua mulher, Carolina, no Cosme Velho. Confira mais da programação da ABL no site
 
Projeto transforma bibliotecas temáticas em São Paulo  
 
Em 2 de setembro, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo, passou a se dedicar exclusivamente à poesia. Trata-se do projeto Bibliotecas Temáticas da Secretaria Municipal de Cultura . Até o final do ano, outras seis bibliotecas sob os temas arquitetura e urbanismo, cinema, cultura popular, ambiente, ciências, música e contos de fadas serão inauguradas. A idéia é recuperar prédios que funcionavam, na prática, como depósito de livros, transformando-os em pontos de encontro.  
 
Prefeitura do Recife é finalista em prêmio do MEC  
 
A implementação da política de formação de leitores da rede municipal do Recife é um dos 20 projetos selecionados em todo o país para a etapa final do Prêmio Inovação em Gestão Educacional (PIGE – 2006). Aproveitando as comemorações pelos 120 anos de nascimento do poeta pernambucano Manuel Bandeira, a Prefeitura do Recife criou, em fevereiro deste ano, o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores que distribuiu 145 mil kits de livros para os estudantes, num total de 400 mil exemplares. O prêmio, que dará aos dez projetos vencedores a quantia de R$ 50 mil, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).  

Menu de acessibilidade