630 mil participam da 2ª fase da Olimpíada de Matemática

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Dos 14,2 milhões de estudantes, distribuídos por 32.655 escolas em todo o País, inscritos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), 5% – aproximadamente 630 mil – participarão da segunda fase da competição, a ser realizada no dia 18 de novembro.  
 
A Obmep – uma promoção do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) – busca estimular o aperfeiçoamento dos professores e o interesse dos estudantes, além de identificar e fomentar o ingresso de jovens talentos da rede pública nestas áreas. 
 
A competição também ajuda a incluir alunos com necessidades especiais. Segundo Mônica Souza, coordenadora geral da Obmep, o evento oferece toda a estrutura necessária para atender a esses estudantes. 
 
O estudante Paulo Santos Ramos, 17 anos, é um exemplo de como a inserção desses alunos nessas competições é viável e necessária. Paulo estuda na Escola-Classe da 405 Sul, em Brasília, é deficiente visual, usa cadeira de rodas e possui apenas 30% de audição no ouvido direito devido a uma artrite reumatóide. No entanto, nada disto o impediu de participar da Obmep 2005 e ser o único aluno com deficiência a ganhar uma medalha de ouro. 

Menu de acessibilidade