Boletim do PNLL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aberta as inscrições para o Prêmio Vivaleitura 
 
Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Vivaleitura, uma iniciativa do Ministério da Cultura, Ministério da Educação e da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet (www.premiovivaleitura.org.br) ou via postal (Caixa Postal 710.377, São Paulo, CEP 03410-970). O prazo de inscrição vai até 15 de junho de 2006. Maiores informações podem ser obtidas por esse site ou pelo telefone 0800-7700987 (as ligações são gratuitas). O prêmio tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências relacionadas à leitura no País. Parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e lançado oficialmente junto com o PNLL, no último dia 13/03, no encerramento do Fórum PNLL Vivaleitura, pelos ministros Gilberto Gil (Cultura) e Fernando Haddad (Educação), o prêmio é aberto a bibliotecas, escolas, ONGs e comunidade em geral com ações na área. 
 
El País destaca o lançamento do Prêmio Vivaleitura  
 
O Prêmio Vivaleitura mereceu chamada de capa e foi destaque no El País, maior jornal da Espanha e um dos mais influentes do mundo. Com o título “Brasil distinguirá las iniciativas en favor de la lectura con el Premio Vivaleitura”, a matéria relata ao público europeu as medidas anunciadas pelos ministros Gilberto Gil e Fernando Haddad para desenvolver a leitura no Brasil – entre as quais, a criação do Prêmio Vivaleitura. O Prêmio Vivaleitura também vem merecendo ampla cobertura da imprensa brasileira (as notícias podem ser conferidas na seção Mural, no site www.premiovivaleitura.org.br).
 
Iniciativa inédita reúne inúmeros parceiros 
 
Instituído pelo Ministério da Cultura e pelo MEC por meio da Portaria Interministerial nº 214, publicada em 28/11/2005, o Prêmio Vivaleitura é um modelo de parceria público-privado. O governo federal atribuiu à representação da OIE (Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil a incumbência de coordenar o prêmio durante os próximos 10 anos – que podem ser prorrogados por outros 10. A OEI, por sua vez, estabeleceu uma parceria com a espanhola Fundación Santillana, que ajudará na execução e patrocinará a iniciativa. Entre os apoiadores do Prêmio Vivaleitura, aparecem instituições como o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de outros parceiros cujos nomes serão divulgados nas próximas semanas. 
 
Cada categoria terá um vitorioso 
 
De abrangência nacional, o Prêmio Vivaleitura irá contemplar iniciativas de fomento à leitura em três categorias: “Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias”; “Escolas públicas e privadas” e “Pessoas físicas, universidades, instituições da sociedade que desenvolvem trabalhos na área de leitura”. Cada categoria será um certame único e terá um vencedor, que receberá R$ 25 mil cada um. Todos os quinze finalistas (cinco de cada categoria) receberão diploma e troféu. Seus nomes serão anunciados na imprensa, no site oficial do prêmio www.premiovivaleitura.org.br e sites do MinC, MEC e OEI. A cerimônia de entrega acontecerá em Brasília, em data próxima ao Dia Nacional do Livro (29 de outubro), quando serão anunciados os três vencedores (um de cada categoria). Os quinze trabalhos finalistas também serão publicados. 
 
Inscrições vão até 15 de junho 
 
As inscrições para o Prêmio Vivaleitura são gratuitas e poderão ser feitas até o dia a 15 de junho de 2006 pelo site www.premiovivaleitura.org.br ou via postal, como carta registrada, com aviso de recebimento endereçado à: Prêmio Vivaleitura 2006 – Caixa Postal 710377 – CEP 03410-970 – São Paulo (SP). Cada participante, pessoa física ou jurídica, poderá concorrer com até três trabalhos. 
 
Seleção terá três etapas 
 
A seleção dos trabalhos – cuja coordenação é de responsabilidade de Lourdes Atiê, que possui um conhecido histórico por atuação na área – terá três fases distintas. A primeira é de habilitação dos participantes e consiste na verificação, por parte de uma comissão de especialistas, da estrita compatibilidade dos trabalhos com os pressupostos do prêmio. A segunda fase será de seleção de quinze finalistas (cinco em cada categoria) e também será realizada por uma comissão. Nessa fase, poderão ser realizadas visitas in loco às instituições ou local de execução dos trabalhos, inclusive para captação de imagens. A fase final será de escolha dos três trabalhos vencedores. A comissão será composta por sete profissionais de renomada competência nas áreas de leitura, educação e cultura, oriundos de todas as macro-regiões do País, indicados pelos organizadores. 
 
Critérios valorizam ações com resultados 
 
A comissão selecionadora irá levar em consideração cinco critérios: a clareza entre os objetivos e os resultados alcançados, a adequação do trabalho à faixa etária do público-alvo, a pertinência da ação desenvolvida com as características da comunidade à que se destina, a criatividade e dinamismo da ação de leitura e a qualidade dos resultados alcançados. 
 
Site da semana 
 
Informações detalhadas sobre o Prêmio Vivaleitura estão disponíveis no endereço eletrônico www.premiovivaleitura.org.br. Lá o usário encontra o regulamento do Prêmio e pode realizar a sua inscrição. Há também respostas para as perguntas mais freqüentes e um mural com as notícias mais recentes sobre o evento e o mundo do livro e da leitura. 
 
 
 
 
Calendário Anual de Atividades e Eventos (PNLL) 
 
Dia do Diagramador e do Revisor 
Dia 28 de março 
 
Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil 
Dia 2 de abril 
 
1º Concurso de Redação sobre as Minibibliotecas da Embrapa – Brasília 
De março a abril 
www.sct.embrapa.br/minibib/regulamento.pdf
 
Premiação dos Melhores do Ano – APCA – São Paulo 
Dia 4 de abril 
www.apca.org.br 

Menu de acessibilidade