Boletim do PNLL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Boletim do PNLL retoma suas atividades 
 
Após um período de ajustes institucionais, quando foi integrado ao Portal do PNLL, o Boletim do PNLL retoma a sua periodicidade semanal. Como já divulgado por ocasião do Fórum PNLL Vivaleitura 2006/2008, o Boletim do PNLL substitui o Boletim Fome de Livro Vivaleitura, que circulou semanalmente com informações e a cobertura dos acontecimentos relacionados ao Fome de Livro e, em seguida, como veículo oficial do Ano Ibero-americano da Leitura. A partir de agora, o Boletim do PNLL vai trazer notícias sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura e funcionará como fonte de informação procurada por todos os envolvidos com o tema da leitura e do livro, além de divulgar os eventos registrados no Cadastro Anual de Atividades e Eventos. 
 
Universidade Braz Cubas integrará o PNLL 
 
A Universidade Braz Cubas manifestou interesse e disposição para participar do Plano Nacional do Livro e Leitura. O PNLL foi apresentado pelo seu coordenador executivo, José Castilho Marques Neto, ao pró-reitor Administrativo da, Saul Grinberg durante o 1º Encontro de Educadores do Alto Tietê (Educat). Grinberg disse que a Braz Cubas tem condições de fazer muita coisa pela ampliação da leitura na região Mogi das Cruzes e que irá integrar o PNLL. Para Castilho, a proposta do PNLL é justamente trabalhar fortemente na sinergia das diversas ações que hoje estão isoladas ou que sequer se deram conta de seu potencial de contribuição. 
 
Educadores do Alto Tietê discutem formas de incentivar a leitura 
 
Cerca de mil professores da rede pública de ensino fundamental e médio, da região do Alto Tietê, integrada por dez municípios paulistas que abrigam cerca de 2 milhões de brasileiros, tiveram a oportunidade de conhecer o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) durante o 1º Encontro de Educadores do Alto Tietê (Educat), realizado na Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, durante os dias 9 e 10 de maio. O evento, que reuniu também secretários e técnicos da Educação e Cultura das cidades da região, teve como tema Ações para se gostar de ler: exercício da cidadania. 
 
Consulta pública continua 
 
Encerrada a primeira etapa da Consulta Pública sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura, quando foram recebidas 125 contribuições de diversos setores da sociedade, o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação continuam abertos para receber opiniões e sugestões. As propostas oriundas da sociedade estão agrupadas em quatro eixos estratégicos, que constituem o próprio PNLL: “Democratização do acesso”; “Fomento à leitura e formação”; “Valorização da leitura e comunicação”; e “Apoio à economia do livro”. As sugestões são submetidas à análise da equipe técnica que faz o encaminhamento e a integralização das propostas ao plano. Para participar, é necessário preencher o formulário com todas as informações solicitadas. Para cadastrar um evento, clique aqui; para cadastrar formulário de projeto ou programa, aqui. Após o preenchimento, a Equipe de Gestão irá completar os procedimentos para inclusão no PNLL.  
 
Inscrições para o Prêmio Vivaleitura terminam dia 15 de junho 
 
Termina no dia 15 de junho o prazo de inscrição para o para o Prêmio Vivaleitura, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Cultura (MinC) e Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet (clique aqui) ou via postal (envio de envio de carta registrada, com aviso de recebimento, endereçado a Prêmio Vivaleitura, Caixa Postal 710377, CEP 03410-970, São Paulo – SP). Dividido em três categorias de abrangência nacional, poderão concorrer ao prêmio instituições, órgãos e pessoas físicas. Os trabalhos podem ser inscritos em três categorias: bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; escolas públicas e privadas; e pessoas físicas, universidades e instituições da sociedade que desenvolvam trabalhos na área da leitura. Em cada categoria, os vencedores receberão um prêmio de R$ 25 mil. 
 
Jabuti tem dois mil livros inscritos 
 
A 48ª edição do Prêmio Jabuti terá 2.073 livros concorrentes, cujos autores puderam pela primeira vez utilizar um sistema on-line de inscrição. Entre as categorias com maior número de títulos inscritos estão: Capa (236); Projeto/Produção Editorial (183); Ilustração de Livro Infantil e Juvenil (182); Infantil (179); Ciências Humanas (145); Contos e Crônicas (141); Romance (115) e Poesia (113). Destaque para o número de autores independentes inscritos (290), representando 13% do total das inscrições. A abertura dos envelopes com as notas e a apuração dos 10 finalistas das 19 categorias do prêmio acontecerão em sessão aberta ao público e à imprensa no dia 26 de junho, às 14h, na sede da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo. Mais informações no site da CBL
 
Encontro avalia PNLD, Pnlem e PNBE 
 
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) promove, de 20 a 23 de junho, em Pirenópolis (GO), o 10º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro, que tem por objetivo avaliar a ação e o alcance do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (Pnlem) e do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). O encontro contará com a participação de técnicos das secretarias estaduais de educação, das secretarias municipais de educação das capitais, presidentes estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), técnicos das representações do Ministério da Educação de São Paulo e do Rio de Janeiro, do Ministério Público, do próprio FNDE e convidados. 
 
A função social das bibliotecas públicas em discussão 
 
O papel da biblioteca pública no desenvolvimento social e cultural dos cidadãos é o tema central do XIII Encontro nacional do sistema de Bibliotecas Públicas e do I Simpósio Latino-americano de Bibliotecas Públicas. O evento acontece de 05 a 08 de junho no Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional (Av.Rio Branco 219 – Rio de Janeiro RJ). As inscrições, que terminam no dia 26 de maio, podem ser feitas acessando o site da Fundação Biblioteca Nacional, que também disponibiliza a programação completa do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cgsnbp@bn.pr ou pelo telefone (021) 2210-1134. 
 
São Paulo comemora os 50 anos do lançamento de Grande Sertão: Veredas 
 
Há 50 anos, João Guimarães Rosa lançava uma obra magistral, Corpo de Baile, e também um dos pontos altos da literatura nacional no século XX: Grande Sertão: Veredas. Para comemorar, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP promove até o dia 19 de maio o Seminário Internacional Guimarães Rosa. Também participam da celebração a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, que realiza até o dia 26 a Semana Guimarães Rosa, com apresentações de teatro, música, dança, contadores de histórias e oficina de leitura. Para completar, o Centro Cultural São Paulo abriga, de 16 a 21, a mostra João Rosa: 60 anos de Sagarana; 50 anos de Grande Sertão: Veredas, que apresenta filmes inspirados na vida e obra do autor. 
 

Menu de acessibilidade